Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 18-03-2024
    Nota de Pesar
    Faleceu o renomado professor e pediatra Julio Toporovski
  • 18-03-2024
    Evento inédito
    Cremesp promove 1º Simpósio de Introdução à Pesquisa com capacitação de médicos para realização de projetos de estudos
  • 15-03-2024
    Transparência
    Aprovada prestação de contas do Cremesp relativa ao ano de 2023
  • 15-03-2024
    Evento
    Cremesp debate a ética na publicidade médica no 16º Congresso do DESC da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)
  • Notícias


    20-10-2020

    Evento online

    Cremesp debate ética médica nas redes sociais durante o I Simpósio Interligas

    Já é sabido que, cada vez mais, as redes sociais ganham espaço na vida da população e, consequentemente, na dos médicos. Para discutir esta questão, sob a ótica da ética médica, a presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), Irene Abramovich, participou, em 14 de outubro, do I Simpósio Interligas, promovido pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul, em formato online.

    Um dos maiores problemas vistos nas mídias sociais, segundo Irene, versa sobre a publicidade médica, que muitas vezes vem acompanhada das famosas fotos de "antes e depois", comumente utilizadas em áreas vinculadas à estética, para despertar a atenção e o interesse do público, principalmente envolvendo temas vinculadas à estética. "Medicina é atividade de meio, não de resultado. É extremamente antiético prometermos milagres ou garantirmos determinadas melhorias aos pacientes, ludibriando-os", comentou, afirmando que posturas como essa levam, na maioria das vezes, a uma quebra de confiança por parte do assistido.

    A relação médico-paciente, caracterizada pela presidente como o alicerce da profissão, é fortemente prejudicada quando há promessas e garantias de resultados que, em sua maioria, não procedem. Para ela, os médicos devem se comprometer a fazer o seu melhor, agindo com transparência e sinceridade, independentemente da circunstância ou da expectativa de quem está sendo atendido.

    "É válido ressaltar que temos o Código de Ética Médica (CEM), com normativas específicas voltadas à publicidade médica. Há um código moral que deve ser seguido, dentro e fora da internet", reforçou Irene. A médica também explicou que, ao identificar infrações nas redes sociais, o Cremesp encaminha as informações à Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos (CODAME), pertencente à autarquia, responsável por discutir e definir as eventuais penalidades cabíveis para cada caso.

    As fake news e a divulgação nas mídias sociais de medicamentos que ainda não possuem comprovação científica também são motivos de grande preocupação para a presidente, já que acaba, muitas vezes, sendo um incentivo a automedicação — prática extremamente temerária, que pode colocar em cheque a saúde do paciente. 

    Relação médico-paciente
    Irene destacou que a ética é intrínseca à Medicina e, portanto, deve reger todas as condutas médicas, principalmente durante o atendimento. Por isso, é importante que o profissional saiba ouvir e conversar com paciente, utilizando uma abordagem e linguagem que ele compreenda. "Não adianta utilizar somente termos técnicos e deixar o assistido com dúvidas. Temos que lembrar que a pessoa que está ali está confiando em nós, ela tem nome e sobrenome, deve ser tratada com respeito e equidade", ressaltou.

    Outro assunto abordado por Abramovich foi em relação ao prontuário médico, que representa a vida do paciente dentro da instituição. A médica chamou atenção para a necessidade de preenchê-lo adequadamente, de forma legível e detalhada, para que os demais profissionais saibam, com convicção, qual é o quadro clínico do assistido, caso o responsável pelo atendimento inicial não esteja presente ou não possa participar no momento.

    Irene finalizou sua exposição salientando que os médicos precisam compreender que o paciente tem direito a ouvir segundas opiniões, e que isso não deve ser considerado como uma afronta ou falta de confiança. "Medicina a gente aprende a vida toda. Nós somos passíveis de erro e ninguém detém todos os saberes. Por isso, é importante termos humildade para entender que não há nada de errado em escutar outras interpretações". 

    A mesa redonda "Ética médica nas redes sociais" foi organizada e mediada pelo discente de Medicina da USCS e presidente da Liga Acadêmica de Cirurgia Plástica e Queimados, Guilherme Quedinho, e contou com a participação do advogado e presidente da Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética (Anadem), Raul Canal, e do cirurgião plástico Marco Flávio Mastrandonakis.


    Este conteúdo teve 2 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 287 usuários on-line - 2
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.