Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 18-03-2024
    Nota de Pesar
    Faleceu o renomado professor e pediatra Julio Toporovski
  • 18-03-2024
    Evento inédito
    Cremesp promove 1º Simpósio de Introdução à Pesquisa com capacitação de médicos para realização de projetos de estudos
  • 15-03-2024
    Transparência
    Aprovada prestação de contas do Cremesp relativa ao ano de 2023
  • 15-03-2024
    Evento
    Cremesp debate a ética na publicidade médica no 16º Congresso do DESC da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)
  • Notícias


    08-10-2020

    Debate

    Cremesp discute o papel dos Conselhos Regionais de Medicina durante a pandemia, em evento promovido pelo CBC

    O papel dos Conselhos Regionais de Medicina (CRMs) durante a pandemia de covid-19 foi discutido pela presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), Irene Abramovich, em 8 de setembro, durante o evento online "O médico, a pandemia e os crms", promovido pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC).
     
    Para Irene, a importância dessas entidades evidenciou-se logo nos primeiros episódios envolvendo o novo vírus, já que, de imediato, ele apresentou-se como um enorme desafio — em decorrência de sua singularidade e ineditismo— para a comunidade médica, que claramente teria atuação fundamental em seu enfrentamento. "Desde o início da pandemia o Cremesp se empenhou em trazer informações atualizadas aos médicos, como forma de instrumentalizar esses profissionais que, até então, quase não tinham conhecimento sobre o vírus", comentou.

    Ações do Cremesp
    As diversas ações do Conselho, frente à covid-19, foram destacadas pela presidente, como a realização de inúmeras aulas online, ministradas por especialistas, que abordaram temas como aspecto clínico da doença, intubação orotraqueal e ventilação mecânica, além da criação de um hotsite (covid-19@cremesp.org.br), especialmente voltado ao coronavírus, com notícias, recomendações, artigos científicos, entre outros. Foram instituídos, também, canais específicos para o encaminhamento de dúvidas e denúncias, por meio do e-mail covid-19@cremesp.org.br e número de WhatsApp (11) 98286-3722.
     
    "Outro feito importante do Conselho foi em relação às fiscalizações nos hospitais. Visitamos diversos locais, justamente para verificar se possuíam Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) suficientes e as devidas condições de trabalho para os profissionais da linha de frente", apontou, mencionando também que, em alguns casos, após a identificação de irregularidades, os diretores eram diretamente contatados pelo Cremesp, que estipulava um prazo para que todos os problemas fossem corrigidos — caso contrário, seria aberta sindicância.
     
    Efeitos da pandemia
     A regulamentação da Telemedicina e seu papel durante a pandemia também foram alvos de debate. Segundo Irene, esta modalidade de atendimento está muito usual no momento atual, já que permite uma assistência médica segura, sem que haja a necessidade do paciente se deslocar até o hospital, tendo em vista o provável risco de contágio pelo novo vírus. No entanto, a médica observa este cenário com certa preocupação, pois crê que o contato presencial é fundamental para a relação médico-paciente, não podendo ser substituído pelo meio digital.
     
     Ao final do evento, a presidente do Cremesp comentou sobre a politização da conduta médica na covid-19, que trouxe consigo diversos equívocos e desinformações, uma vez que o uso de determinados medicamentos para tratamento da doença foi associado à ideologias e partidarismos, mesmo não havendo nenhuma medicação comprovadamente eficaz no combate ao coronavírus.
     
    Embora a pandemia tenha gerado inúmeros desafios, Irene acredita que tenha resultado em um grande ganho — a valorização e o reconhecimento do trabalho dos médicos e profissionais da saúde, que agora, mais do que nunca, é primordial. Além disso, as diversas ações por parte do Conselho, em prol da boa Medicina e da população, demonstraram que a autarquia é a casa do médico, não sendo um órgão apenas de viés punitivo, de registro e fiscalizatório.
     
    O evento online foi transmitido pelo canal do YouTube do CBC, e contou com organização do conselheiro do CFM, Leonardo Emilio, e com a participação do conselheiro federal e regional por Pernambuco, André Dubeux; do presidente do Conselho Regional de Medicina de Goiás (Cremego), Paulo Vencio; do conselheiro federal e regional por Rondônia, Cleiton Bach, do professor da Universidade Federal de Goiás, Renato Melo e do assessor jurídico Antônio Couto.


    Este conteúdo teve 1 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 299 usuários on-line - 1
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.