Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 27-03-2024
    Ato Médico
    Cremesp leva à Polícia Civil e Anvisa farmacêutico que realizou e feriu paciente em procedimento estético
  • 25-03-2024
    Atualização profissional
    Cremesp lança segunda edição do Manual Melhores Práticas Clínicas na Covid-19
  • 25-03-2024
    Programa Mais Médicos
    Fiscalização do Cremesp encontra irregularidades em São Bernardo do Campo
  • 22-03-2024
    Acreditação de escolas
    Cremesp recebe SAEME-CFM para falar sobre qualidade do ensino médico
  • Notícias


    31-01-2020

    Otorrinolaringologia

    Aborl realiza cerimônia de posse de sua diretoria 2020, com Geraldo Druck Sant’Anna na presidência

    A Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (Aborl-CCF) deu posse à sua nova diretoria 2020, liderada por Geraldo Druck Sant'Anna, durante cerimônia na sede da entidade, no dia 30 de janeiro. O Cremesp esteve representado pela otorrinolaringologista e conselheira Regina Maria Marquezini Chammes; pela diretora 1º tesoureira, Christina Hajaj Gonzalez; e pelo superintendente jurídico, Carlos Magno dos Reis Michaelis Júnior. 

    Durante a sessão solene, o presidente da Aborl em 2019, Luiz Ubirajara Sennes, transmitiu o cargo a Sant’Anna, enaltecendo a riqueza do debate e a troca de experiências propiciadas pela entidade. Ele também mencionou os desafios que a especialidade atravessa, com a invasão de profissionais da saúde e as ações das agências reguladoras de saúde. A otorrinolaringologista Tatiana Bragança de Azevedo Della Giustina, diretora 2º secretária e conselheira do Conselho Federal de Medicina (CFM), afirmou que foi criada a Câmara Técnica de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Otorrinolaringologia justamente para discutir os casos de infração ao Ato Médico, juntamente com o Departamento de Defesa Profissional da Aborl-CCF. Também presente ao evento, Lincoln Lopes Ferreira, presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), afirmou que a invasão de outros profissionais da saúde na atuação médica está sendo combatida com rigor e tem fortalecido a categoria. 

    “O Cremesp também está atento à questão do Ato Médico em algumas especialidades e já realizou diversas ações judiciais tendo como foco as prerrogativas médicas”, comenta Regina. Conheça algumas delas.

    Novo presidente
    Sant’Anna é otorrinolaringologista pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1986, com Residência Médica no Hospital de Clínicas de Porto Alegre e doutorado na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Foi fellow do Departamento de Otorrinolaringologia da Vanderbilt University (1995-96) e é chefe do Serviço de Otorrinolaringologista da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, com atuação também no Hospital Moinhos de Vento. Atua ainda como professor de Otorrinolaringologia dos cursos de Medicina e Fonoaudiologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). 

    Em seu discurso de posse, o novo presidente da Aborl-CCF afirmou que identificou oportunidades e quer trabalhar na internacionalização da Otorrinolaringologia, mostrando os avanços do setor no Brasil em eventos e promovendo intercâmbios; realização de cursos itinerantes; apoio aos cientistas com a nova Comissão de Ciência e Pesquisa da entidade; campanhas de esclarecimento à população sobre surdez, tontura, respiração nasal, entre outras, em parceria com as academias; e desenvolvimento de canais de comunicação ativos envolvidos pelo slogan “Juntos pela Otorrinolaringologia”. 

    Ao assumir a presidência, Sant’Anna homenageou ainda os ex-presidentes — Sennes (2019), Márcio Abrahão (2018), Wilma Anselmo Lima (2017), Domingos Hiroshi Tsuji (2016), Sady Selaimen Costa (2015), Fernando de Freitas (2014), Agrício Nubiato Crespo (2013), Marcelo Hueb (2012), José Eduardo Lutaif Dolci (2011) e Ricardo Ferreira Bento (2008-2010), Richardo Voegels (2005-2007) e José Victor Maniglia (2003-2004) — com diplomas em que a Aborl-CCF reconhece a importância dos serviços prestados, assim como a história, contribuição e abnegação de cada um deles. 


    Composição da diretoria 2020 da Aborl-CCF
    Presidente: Geraldo Druck Sant'Anna
    Vice-presidente: Eduardo Baptistella
    Diretor 2º Vice-Presidente: Renato Roithmann
    Diretor Secretário: Eduardo Macoto Kosugi
    Diretor Secretário Adjunto: Bruno Rossini
    Diretor Tesoureiro: Joel Lavinsky
    Diretor Tesoureiro Adjunto: Fabrizio Ricci Romano
    Assessor: Eduardo Dolci
    Assessora: Rebecca Maunsell
    Assessora: Thais Knoll Ribeiro


    Foto: Oficina de Photos


    Este conteúdo teve 3 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 459 usuários on-line - 3
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.