Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 19-11-2019
    Regionais
    Cremesp homenageia médicos com mais de 50 anos de profissão em Campinas
  • 19-11-2019
    Eleição CFM 2019
    Prorrogado prazo até 20 de dezembro para médicos justificarem ausência no pleito
  • 18-11-2019
    Regionais
    Médicos com mais de 50 anos de exercício ético são homenageados pelo Cremesp em Marília
  • 14-11-2019
    Regionais
    Médicos com mais de 50 anos de profissão são homenageados pelo Cremesp em Araçatuba
  • Notícias


    03-06-2019

    Psiquiatria

    Parceria tripartite entre Unifesp, SPDM e SES-SP assume gestão acadêmico-assistencial do Caism Vila Mariana


    Secretário da SES-SP, José Henrique Germann Ferreira, ao lado da conselheira e 1ª tesoureira do Cremesp, Christina Gonzalez (ao centro da imagem), e demais presentes ao evento

    A Unidade de Emergência Psiquiátrica do Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental (Caism) da Vila Mariana inaugurou novas instalações no dia 31 de maio, fruto de parceria tripartite entre a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) e a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP), que será responsável pela gestão da unidade.

    O Caism da Vila Mariana, que antes funcionava sob a administração da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, está ligado à Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do Ministério da Saúde, e oferece atendimento referenciado em saúde mental em diversos níveis de complexidade. Além do pronto-socorro – que teve seu espaço ampliado e modernizado –, o espaço também conta com ambulatório de psiquiatria, hospital dia e unidade de internação.


    Nova instalações do Caism, que recebe uma média de 1 mil pacientes/mês, moderniza e amplia capacidade de atendimento em saúde mental

    A expectativa é que, com as reformas, a demanda da unidade –  atualmente estimada em torno de 1 mil consultas/mês, com média de permanência de 3,5 dias – aumente. Atualmente, a unidade é considerada referência no programa de formação em emergências psiquiátricas unificado entre USP, Unifesp e Santa Casa, para a realização de estágios no pronto-socorro, que conta com um chefe plantonista 24 horas. 

    Parcerias

    Presente à cerimônia, o secretário da SES-SP, José Henrique Germann Ferreira, destacou a importância das parcerias público-privadas para a melhoria do atendimento à saúde da população. “Temos respeito e confiança no trabalho realizado pela SPDM, pelas inúmeras parcerias que a Secretaria vem realizando e que têm contribuído para a melhoria no atendimento à saúde da população”, destacou.

    A reitora da Unifesp, Soraya Smaili, também apontou o esforço conjunto entre os entes institucionais como fator determinante para o sucesso da iniciativa. “Por meio deste modelo inédito de parceria acadêmico-assistencial, encontramos o caminho jurídico, administrativo e acadêmico para concretizar essa ideia. A Unifesp, por meio de suas escolas, de forma multidisciplinar, desenvolvendo seu trabalho na formação de pessoas, na produção de pesquisa e no atendimento à população; a SPDM, com sua expertise administrativa; e a Secretaria com seu apoio estratégico ao projeto. Essa é uma prova de que a universidade pública é capaz de fazer parcerias, de pensar e resolver problemas, propondo soluções em prol do interesse público”, comentou.

    “Na cidade de São Paulo, não conhecemos nenhum outro hospital, público ou privado, que tenha uma emergência psiquiátrica com essa estrutura e capacidade de atendimento, não só em termos de espaço físico, como também na qualidade da formação dos residentes e no atendimento em Psiquiatria à população”, observou a diretora 1ª tesoureira Christina Hajaj Gonzalez, que representou o Cremesp na cerimônia. Ela é psiquiatra, professora do Departamento de Psiquiatria da EPM-Unifesp, coordenadora do Centro de Ensino, Pesquisa e Assistência dos Transtornos do Espectro Obsessivo Compulsivo (CenTOC) do Caism e ex-diretora clínica interina da unidade.

    Também estiveram presentes à cerimônia o secretário-adjunto da SES-SP, Alberto Hideki Kanamura; o diretor presidente da SPDM, Ronaldo Ramos Laranjeira; o chefe do Departamento de Psiquiatria da EPM-Unifesp, Jair de Jesus Mari;  o diretor superintendente dos hospitais afiliados da SPDM, Nacime Salomão Mansur; Helena Nader, vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências, além de pró-reitores, professores e membros da comunidade Unifesp, entre outras autoridades.

    Fotos: Osmar Bustos


    Este conteúdo teve 276 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 9h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h


    ESTACIONAMENTOS : NOVOS CONVÊNIOS


    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2019 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 573 usuários on-line - 276
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior