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04-04-2019 |
Evento |
I Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina de 2019 debate aspectos éticos e legais da publicidade médica |
A relação médico-paciente e os aspectos éticos e legais da publicidade médica foram os temas abordados no primeiro dia do I Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina (ENCM) de 2019. O evento, que acontece de 3 a 5 de abril em Recife (PE), reúne dirigentes dos 27 Conselhos Regionais e do Conselho Federal de Medicina (CFM) para analisar temas que configuram desafios para o exercício profissional e para a assistência em saúde da população brasileira. Durante a cerimônia de abertura, o presidente do CFM, Carlos Vital, destacou o papel da autarquia na busca pela valorização da Medicina e por uma assistência de qualidade. Além disso, palestrantes debateram temas como A relação médico-paciente na perspectiva personalista, Relação médico-paciente: novos tempos e Propaganda enganosa. O médico e professor da Universidade do Brasil, Aníbal Gil Lopes, falou sobre o dever do médico de compreender a realidade de seu paciente. “É preciso ser não apenas um técnico que pode ser substituído por um robô, mas sim um médico na sua essência”, afirmou. Já os aspectos legais da propaganda enganosa na Medicina foram apresentados pelo desembargador do Distrito Federal, Diaulas Ribeiro. Ele destacou a necessidade de trazer a temática jurídica para o meio médico, já que com a popularização das redes sociais, diversas formas de propaganda passaram a ser disseminadas. “Quando um médico fala alguma coisa a tendência de induzir a população é muito grande, portanto, a propaganda precisa ter base científica”, detalhou Diaulas. Entre os representantes do Cremesp no evento estão o presidente, Mario Jorge Tsuchiya; o coordenador do Departamento de Comunicação, Edoardo Filippo de Queiroz Vattimo; o corregedor, Rodrigo Costa Aloe; e os conselheiros Rodrigo Souto de Carvalho e Cynthia Dantas Kurati. Fotos: Cremepe |