Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 18-03-2024
    Nota de Pesar
    Faleceu o renomado professor e pediatra Julio Toporovski
  • 18-03-2024
    Evento inédito
    Cremesp promove 1º Simpósio de Introdução à Pesquisa com capacitação de médicos para realização de projetos de estudos
  • 15-03-2024
    Transparência
    Aprovada prestação de contas do Cremesp relativa ao ano de 2023
  • 15-03-2024
    Evento
    Cremesp debate a ética na publicidade médica no 16º Congresso do DESC da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)
  • Notícias


    25-05-2018

    Educação

    Inscrições para o Exame do Cremesp 2018 são prorrogadas e podem ser feitas de 28 de maio a 1º de junho

    Atualização:  As inscrições foram prorrogadas até 06/06 (quarta-feira), pela Fundação Carlos Chagas. Participe!  

    As inscrições para a 14ª edição do Exame do Cremesp foram prorrogadas. Os alunos do sexto ano (ou do 12º período) de Medicina e também os recém-formados das escolas do Estado de São Paulo que ainda não efetuaram suas inscrições pode realizá-las, gratuitamente, a partir das 10h da próxima segunda-feira (28/05) até as 20h30 da sexta-feira (01/06), pelo site da Fundação Carlos Chagas, responsável pela elaboração e aplicação das provas, ou neste link: https://bit.ly/2Hs9puX .

    Neste período, os estudantes que tiveram suas inscrições indeferidas pela Fundação Carlos Chagas podem, também, regularizar a situação. No site da Fundação é possível acessar a lista dos inscritos que já estão aptos a participar do Exame do Cremesp.  

    A avaliação será aplicada no dia 19 de agosto de 2018 e todos os detalhes podem ser obtidos no Edital de Abertura das Inscrições aqui.

    Desde 2005, o Exame é aplicado, anualmente, pelo Conselho Regional de Medicina (Cremesp) para avaliar a formação médica dos alunos. São aferidos os conteúdos básicos de áreas consideradas essenciais na Medicina, como Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Saúde Pública, Epidemiologia, Saúde Mental, Bioética e Ciências Básicas (Fisiologia, Bioquímica, Microbiologia e Parasitologia, Biofísica e Biologia Molecular). A avaliação consiste em uma prova com 120 questões de múltipla escolha e tem duração de até cinco horas.

    Para ser aprovado, o candidato deve responder corretamente a 72 questões, o que corresponde a um percentual de acertos de 60%. O Exame será realizado nas seguintes cidades: São Paulo, Botucatu, Campinas, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto e Taubaté.

    “O Exame do Cremesp é fundamental para atestar a qualidade do ensino médico, ainda mais em meio à grande quantidade de escolas médicas. Em São Paulo, são 57 cursos de Medicina e o Brasil já soma 311, sendo o segundo país com mais escolas médicas no mundo”, afirma Lavínio Nilton Camarim, presidente do Cremesp.

    Para Bráulio Luna Filho, primeiro-secretário do Cremesp e coordenador do Exame, "a avaliação também auxilia no aprimoramento dos cursos, permitindo que as escolas tenham parâmetros de desempenho por áreas, o que contribui para o aperfeiçoamento do ensino médico", reforça Luna.

     

    Residência Médica

    A participação na prova é facultativa e não está condicionada à obtenção do registro profissional, mas ganhou reconhecimento em 2015, quando passou a ser critério para acesso a importantes programas de Residência Médica (RM) e, também, para participação em concursos públicos no estado.

    Dentre as instituições que consideram o Exame do Cremesp como critério para contratação, estão as secretarias de Saúde do Estado e do Município de São Paulo, os hospitais Albert Einstein, Sírio-Libanês e Oswaldo Cruz, integrantes da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), Unimeds de Ribeirão Preto, Santos, Jundiaí, Presidente Prudente, Botucatu, Bauru, Alta Mogiana (Orlândia, Sales Oliveira, Morro Agudo, São Joaquim da Barra, Nuporanga e Ipuã) e Norte Paulista (Aramina, Buritizal, Guará, Igarapava, Ituverava e Miguelópolis).

    O Exame também passa a ser considerado para ingresso nos programas de Residência Médica nas Faculdades de Medicina do ABC, de São José do Rio Preto, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Santa Casa de São Paulo, Universidade de Santo Amaro (Unisa), Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas e, também, os hospitais do Servidor Público Estadual (Iamspe), Albert Einstein, Sírio-Libanês, Oswaldo Cruz e Hospital do Coração (HCor).

     

    Simulado

    Na edição de 2017 do Exame, o Cremesp aplicou um simulado inédito para os alunos do 6º ano de Medicina. Elaborado pela Fundação Carlos Chagas (FCC), o Simulado do Exame do Cremesp é facultativo e proporciona aos estudantes condições de avaliar e melhorar seu desempenho, bem como se familiarizar previamente com o modelo de prova. O Simulado deste ano, com 60 questões online de múltipla escolha, será realizado de 8 a 10 de junho (das 8h da sexta-feira às 18h do domingo) e de 20 a 22 de julho (das 8h da sexta-feira às 18h do domingo). Os candidatos que tiverem interesse poderão participar das duas edições do simulado.


    Serviço: 
    14ª edição do Exame do Cremesp
    Inscrições: https://bit.ly/2Hs9puX (site da Fundação Carlos Chagas, das 10h do dia 28/05 às 20h30 do dia 1o de junho) 
    Mais informações no edital: https://bit.ly/2HesGjn


    Este conteúdo teve 3 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 263 usuários on-line - 3
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.