Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 18-01-2019
    Nota de pesar
    Falece o médico Moacir Parra, vítima da violência em São Paulo
  • 18-01-2019
    Doutoramento em Bioética
    Parceria do CFM com Universidade de Porto oferece bolsas para formados em Medicina
  • 18-01-2019
    Bioética
    Prazo de inscrições para bolsas do Cremesp voltadas a estudantes de Medicina se encerrará em 15 de fevereiro
  • 17-01-2019
    Anuidade 2019
    Empresas médicas têm até o dia 31 de janeiro para pagamento integral ou parcelado da Anuidade PJ
  • Notícias


    23-05-2018

    Palestra

    Presidente do Cremesp fala sobre Propaganda e Ética Médica a profissionais da capital


    Propaganda Médica: o que é e o que não é ético foi o tema da palestra ministrada pelo presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), Lavínio Nilton Camarim, nesta quarta-feira (23/05). A discussão foi sediada no Hospital Nove de Julho, e debateu questões importantes no âmbito legislativo, judiciário e ético da Medicina.

    A exposição de pacientes com a finalidade de divulgação de técnicas ou resultados de tratamentos, mesmo que com autorização, foi destacada pelo presidente do Cremesp como um método que infringe diretamente o Art. 3° da Resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) de 1974/11. Segundo ele, cada vez mais este recurso é utilizado como um meio de visibilidade. “É muito comum vermos fotos de ‘antes’ e ‘depois’ de pacientes. Não podemos propagar isso, ainda mais como uma maneira de ‘atrair clientela’. Na Medicina, nós nos esforçamos ao máximo e damos nosso melhor, mas é impossível dar garantias”.

    No decorrer do evento, Camarim alertou os médicos sobre o uso de redes sociais, pois a Resolução CFM 2.126/2015 condena a publicação de selfies com pacientes, além de práticas sensacionalistas nestas mídias. Outro ponto abordado foi em relação ao uso do WhatsApp ou aplicativos similares como meio de 'consulta'. “O profissional só pode orientar o paciente se conhecer seu estado clínico atual. Do contrário, ele deve imediatamente sugerir que o mesmo procure o pronto-socorro mais próximo”, salientou.

     Camarim enfatizou, ainda, a necessidade de uma boa relação entre médico e paciente, e a denominou como o 'pilar' da profissão. “Temos que tratar nossos pacientes com deferência. A relação médico-paciente não pode ser vista como médico-consumidor ou médico-cliente”.       

    O presidente do Cremesp também destacou aos presentes a importância do Exame Obrigatório para alunos e recém-formados em Medicina, uma vez que um dos grandes problemas enfrentados, atualmente, é o exercício e promoção da profissão sem que haja, de fato, uma boa formação.

    A aplicação do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira, conhecido como Revalida, foi outro ponto mencionado pelo presidente como um meio de supervisão da qualidade médica. “Nós defendemos o Revalida para a entrada de qualquer médico formado no exterior”, afirmou.

    Ao final da apresentação, Camarim esclareceu dúvidas do público e encerrou o encontro frisando a necessidade de cumprir as leis e o Código de Ética Médica. “É de extrema importância agir conforme estipulado pela lei e pela ética, visando, assim, nossa proteção, a proteção da Medicina e,  principalmente, da sociedade como um todo”, encerrou.

    Fotos: Divulgação Cremesp


    ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 649 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    Delegacia da Vila Mariana:
    Rua Domingos de Moraes, 2187 - cj. 223 - Edifício Xangai
    Vila Mariana – São Paulo/SP - CEP 04035-000

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h


    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2019 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 218 usuários on-line - 649
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior