Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 27-03-2024
    Ato Médico
    Cremesp leva à Polícia Civil e Anvisa farmacêutico que realizou e feriu paciente em procedimento estético
  • 25-03-2024
    Atualização profissional
    Cremesp lança segunda edição do Manual Melhores Práticas Clínicas na Covid-19
  • 25-03-2024
    Programa Mais Médicos
    Fiscalização do Cremesp encontra irregularidades em São Bernardo do Campo
  • 22-03-2024
    Acreditação de escolas
    Cremesp recebe SAEME-CFM para falar sobre qualidade do ensino médico
  • Notícias


    23-05-2018

    Evento

    Temas contemporâneos do Direito Médico são debatidos em Congresso do Cremesp

    Mauro Aranha, Lavínio Nilton Camarim, Marcos da Costa e Osvaldo Simonelli durante a abertura do I Congresso Paulista de Direito Médico do Cremesp

    Questões como a autonomia do paciente, o papel do médico na sociedade, ensino médico, bioética e biodireito, responsabilidade médica e os desafios contemporâneos e futuros da atividade estão sendo discutidos no I Congresso Paulista de Direito Médico do Cremesp, nos dias 23 e 24 de maio.

    Na abertura do evento, Lavínio Nilton Camarim, presidente do Cremesp, ressaltou a correlação entre a Medicina e o Direito, enfatizando que, atualmente, o paciente tem o direito de decidir sobre o seu tratamento com o médico. “Tanto a autonomia do paciente quanto a Bioética e os cuidados paliativos cresceram, criando uma nova especialidade, o Direito Médico. Da mesma forma, lutamos juntos no sentido de que a judicialização não penalize os sistemas público e privado de saúde”, disse.  Ele também ressaltou o trabalho pela aprovação da lei para instituir o Exame Obrigatório para a Medicina, com avaliações externas durante e após a conclusão do curso. 

      
    Presidente do Cremesp, Lavínio Nilton Camarim, e o presidente da OAB-SP, Marcos da Costa; público durante o I Congresso Paulista de Direito Médico do Cremesp
     
    Para Marcos da Costa, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP), que integra o movimento Sou Responsável, juntamente com o Cremesp, “a importância ao conhecimento, à ética, à vocação e ao amor ao próximo são valores que nos unem”. Dentro dessa perspectiva, o coordenador do Departamento Jurídico do Cremesp, Mauro Aranha, ressaltou as conquistas do Conselho em relação à inclusão de vulneráveis, que foram possíveis sob a luz do Direito, como o enfrentamento dos excessos na Cracolândia, a obrigatoriedade de comunicação sobre desaparecidos atendidos por instituições de saúde e o respeito ao nome social de transgêneros. 

    Idealizador do Congresso, Osvaldo Simonelli, superintendente jurídico do Cremesp, acrescentou a esses feitos também a atuação do Cremesp  na resolução dos Crimes de Maio e na implantação do Código de Ética Médica, enfatizando sua batalha pela interação da Medicina e do Direito. 

     

    Medicina e Direito

    Para dar início à mesa de discussão sobre Medicina e Direito, presidida pelo presidente do Cremesp, Lavínio Nilton Camarim, o professor e ex-diretor aposentado da Faculdade de Direito da USP, Álvaro Villaça, abordou a Saúde na Constituição Federal de 1988. Villaça ilustrou casos em que trata a autonomia do paciente, tema também relatado em seu livro Autonomia do paciente e direito de escolha de tratamento médico sem transfusão de sangue. “A Constituição respeita todas as nossas crenças, inclusive a dignidade de viver e a ideologia do paciente, por isso, é preciso respeitar este direito, que é o direito digno à vida”, disse Villaça sobre os pacientes que são testemunhas de Jeová, religião em que não é permitida a transfusão sanguínea durante o tratamento médico.  

      
    O desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná, Miguel Kfouri Neto, e ex-diretor aposentado da Faculdade de Direito da USP, Álvaro Villaça

    A relação entre a Medicina e o Direito foi abordada pelo Desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná, Miguel Kfouri Neto, que mencionou a similaridade entre as duas profissões, o de trabalhar no momento de fragilidade do outro. Outro ponto bastante elucidado foi o da interferência da justiça nos casos que envolvem a judicialização da saúde. “Anteriormente, a judicialização interferia em alguns aspectos e, hoje, vemos esse intermédio em praticamente tudo. Como em casos de pedidos de custeio pelo SUS de protetor solar e, até mesmo, tratamento para dependente químico na Suíça”, comentou Kfouri. O desembargou, ainda, acrescentou o respeito do médico com o seu paciente, que precisa ter sua vontade assegurada. “O profissional que respeitar a autonomia da vontade do paciente não terá cometido crime algum”, finalizou.

     

    O Médico na Sociedade

    Dando sequência aos debates, a mesa O Médico na Sociedade, presidida pelo corregedor do Cremesp, Krikor Boyaciyan, trouxe Aníbal Gil Lopes, médico e membro da Comissão Nacional de Revisão do Código de Ética Médica (CEM) do Conselho Federal de Medicina (CFM), que apresentou os conceitos, meios e critérios para definir o que é ordinário e o extraordinário na saúde. “Extraordinários são os tratamentos que oferecem uma esperança razoável de beneficio sem impor fardos inaceitáveis ao paciente e a outros, e sempre levam em consideração as diferentes circunstâncias de pessoas, lugares, tempo e culturas. Extraordinário são os meios que impõem fardos inaceitáveis”, destacou Lopes.

      
    O conselheiro do Cremesp, Krikor Boyaciyan, e Aníbal Gil Lopes, médico e membro da CEM; e o psiquiatra, professor e escritor, Augusto Cury  
     
    A mesa também contou com a participação do psiquiatra, professor e escritor, Augusto Cury, que discorreu sobre o tema O Médico, a Sociedade e a Vida. Durante sua exposição, abordou diversos assuntos que envolvem situações do cotidiano das pessoas, ressaltando a importância do pensamento, raciocínio e a emoção e apontado como essas ações impactam na vida do ser humano e o no modo de como as pessoas se relacionam. “Precisamos ser autores da nossa própria vida, tentar todos os dias ser pessoas mais agradáveis, admiráveis e surpreendentes", disse Cury. Ele defende a Gestão da Emoção, para que cada vez menos as pessoas se coloquem para baixo, sabotando as próprias habilidades. "Além disso, precisamos exaltar as pessoas que vivem ao nosso redor”, ressaltou.

    Para Cury, a humanidade tomou um caminho errado, pois as pessoas estão adoecendo coletivamente e isso precisa ser mudado. 

     
      
    Os conselheiros do Cremesp, Bráulio Luna Filho e Mauro Aranha

     

    O Comportamento e o Ensino Médico

    De grande relevância na atualidade, o uso de redes sociais e publicidade médica foram dois assuntos de destaque na palestra do presidente do Conselho, Lavínio Nilton Camarim, durante a mesa O Comportamento e o Ensino Médico, presidida por Mauro Aranha. Diversas leis regulamentam a divulgação de atividades médicas e, ainda assim, a maioria das denúncias recebidas no Cremesp é contra ações de publicidade praticadas pelos profissionais: “O Cremesp tem trabalhado com muito empenho para impedir que a Medicina seja tratada com interesse comercial e mercantilismo”, reforçou Camarim, informando que o médico só deve publicar algum serviço com a função de esclarecer e nunca para atrair pacientes. A quebra de sigilo, a exposição de pacientes em redes sociais, o anúncio de especialidade não registrada no Conselho e consultas feitas por WhatsApp foram alguns exemplos utilizados pelo presidente do Cremesp de práticas vedadas ao médico.

     

    O ensino médico foi o tema da última palestra do primeiro dia do Congresso, ministrada pelo 1º Secretário do Conselho, Bráulio Luna Filho. A má formação e a falta de uma boa relação entre médico e paciente foram dois fatores apontados que justificam o alto número de processos ético-profissionais. “O Cremesp luta para que os médicos tenham um bom ensino e, desta forma, possam oferecer uma assistência de qualidade aos pacientes”, enfatizou Luna Filho. Para contribuir com uma formação adequada, o Conselho aplica, desde 2005, o Exame do Cremesp, que avalia o conhecimento dos recém-formados em Medicina e a qualidade dos cursos. Além de defender a obrigatoriedade da avaliação, o 1º Secretário mostrou que a adesão ao Exame está cada vez maior e os resultados mais positivos.

    Confira a cobertura do segundo dia do I Congresso Paulista de Direito Médico do Cremesp aqui.

    Fotos: Tiago Pacheco


    Veja os comentários desta matéria


    Extraordinários são os tratamentos que oferecem uma esperança razoável de beneficio sem impor fardos inaceitáveis ao paciente e a outros, e sempre levam em consideração as diferentes circunstâncias de pessoas, lugares, tempo e culturas. Extraordinário são os meios que impõem fardos inaceitáveis”, Perfeita colocação! Que sirva de reflexão aos colegas .
    Marcelo Braganceiro
    Parabéns pelo evento....
    SIDNEY MATHEUS

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 3 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 318 usuários on-line - 3
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.