Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 19-04-2024
    Complexo Hospitalar Padre Bento
    Cremesp discute questões éticas e bioéticas com residentes de Guarulhos
  • 19-04-2024
    Formação médica
    Cremesp pede a revogação imediata do decreto sobre a CNRM
  • 17-04-2024
    Nota de pesar
    O Cremesp lamenta a morte do médico sanitarista José da Silva Guedes
  • 15-04-2024
    1º Encontro de Perícias Médicas
    Cremesp aborda aspectos essenciais das perícias cível, criminal e previdenciária em evento inédito
  • Notícias


    23-03-2018

    Violência

    Deputado Goulart participa de reunião no Cremesp sobre PL de sua autoria que agrava pena de agressores contra médicos

    Carlos Andrés Rodriguez Pantanali, Antonio Goulart dos Reis, Lavínio Nilton Camarim, Eduarda Ribeiro dos Santos e Alfredo Roberto Netto

    O presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), Lavínio Nilton Camarim,  juntamente com o presidente da Associação de Médicos Maçons (Amem), Alfredo Roberto Netto, e a 1ª secretária do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP), Eduarda Ribeiro dos Santos, reuniram-se na sede do Cremesp, nesta sexta-feira (23/03), com o deputado federal, Antonio Goulart dos Reis, autor do Projeto de Lei (PL) nº 6.749/2016, que altera o Decreto-Lei nº 2.848 de 1940, para tipificar de forma mais gravosa os crimes de lesão corporal contra a honra, ameaça e desacato cometidos contra médicos e demais profissionais da saúde no exercício de sua profissão, aumentado a pena do agressor em 1/3. Também estiveram presentes, o 2o secretário e diretor da AMEM, Carlos Andrés Rodriguez Pantanali e Edwin Peñaloza Ferrazas.

    Na ocasião, os representantes das instituições apresentaram ao deputado as iniciativas já realizadas que alertam para o problema e a campanha "Violência não Resolve", desenvolvida pelo Cremesp e Coren-SP, a partir de uma sondagem realizada pelos Conselhos, entre janeiro e fevereiro de 2017, com  5.658 médicos e profissionais de enfermagem. O resultado  apontou que quase 60% dos entrevistados sofreram algum tipo de violência no ambiente de trabalho mais de uma vez e, em torno de 20%, pelo menos uma vez.

    Roberto Netto explicou que o tema sempre foi motivo de preocupação da AMEM e, por isso, houve a iniciativa de colocar a discussão na esfera legal. "O deputado Goulart abraçou de início a nossa causa e, agora, precisamos somar esforços para que o PL ganhe respaldo da bancada dos deputados ligados à área da saúde". 

    Eduarda Ribeiro está muito confiante na aprovação do PL e disse que agora é a hora de ampliar a discussão em nível nacional, mobilizando os conselhos federais de Medicina e Enfermagem com o objetivo de ampliar a campanha para todo o país. "Acredito que este tipo de lei tem um caráter pedagógico, de sensibilização para essa questão da violência que hoje atinge toda a sociedade", observa.

    O presidente do Cremesp disse que é preciso somar forças para que o PL ganhe repercussão nacional. "O Cremesp está muito empenhado para a aprovação do PL, pois entende que a agressão aos médicos e demais profissionais da saúde precisa ter um basta. Esta campanha contra a violência é uma das prioridades", diz Camarim.

    Deputado Goulart assina a petição a favor do Exame Obrigatório

    "Hoje, a intolerância está muito grande e, ninguém, tem direito de agredir o outro. Por isso, se faz urgente a aprovação de uma Lei que possa punir agressores contra os profissionais da saúde", observa o deputado Goulart. "Mas para que isso aconteça de maneira rápida é preciso muita organização e e comunicação, pois quanto mais deputados forem signatários da causa, mais chances teremos de acelerar este processo", conclui. O deputado também colocou-se à disposição das instituições presentes à reunião para colaborar no encaminhamento de outros projetos que visem o bem-estar dos profissionais e que tenham impacto positivo na sociedade.

    A 1ª secretária do Coren-SP, Eduarda Ribeiro dos Santos, assina a petição a favor do Exame Obrigatório

     

    Exame Obrigatório

    Na ocasião, o deputado Goulart e Eduarda Ribeiro assinaram a petição a favor da obrigatoriedade do Exame para alunos e recém-formados em Medicina. O presidente da AMEM já havia assinado anteriorment. Ainda, na oportunidade, o presidente do Cremesp entregou aos presentes exemplar da Demografia Médica 2018, lançada esta semana em Brasília.

    Deputado Goulart, Lavínio Nilton Camarim, Eduarda Ribeiro dos Santos e Alfredo Roberto Netto exibem a Demografia Médica 2018

     

    Fotos: Osmar Bustos


    Este conteúdo teve 4 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 284 usuários on-line - 4
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.