Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 27-03-2024
    Ato Médico
    Cremesp leva à Polícia Civil e Anvisa farmacêutico que realizou e feriu paciente em procedimento estético
  • 25-03-2024
    Atualização profissional
    Cremesp lança segunda edição do Manual Melhores Práticas Clínicas na Covid-19
  • 25-03-2024
    Programa Mais Médicos
    Fiscalização do Cremesp encontra irregularidades em São Bernardo do Campo
  • 22-03-2024
    Acreditação de escolas
    Cremesp recebe SAEME-CFM para falar sobre qualidade do ensino médico
  • Notícias


    01-02-2018

    Encontro

    Cremesp recebe apoio de sociedades e associações de especialidades médicas para o Exame Obrigatório



    A importância da aprovação da Lei que institui o Exame Obrigatório para recém-formados em Medicina, a violência contra profissionais da saúde, principalmente médicos e enfermeiros, além da necessidade do Registro de Qualificação de Especialista (RQE) junto ao Cremesp foram temas da reunião entre o presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), Lavínio Nilton Camarim, e o diretor 1º secretário, Bráulio Luna Filho, com representantes de mais de 30 sociedades e associações de especialidades médicas, na sede do Conselho, nesta quinta-feira (1/2). 

    Exame Obrigatório
    A campanha para instituir o Exame Obrigatório foi apresentada por Camarim, que ressaltou a importância do apoio de todos os representantes presentes para que a Lei seja aprovada. “Nós estamos realizando essa força-tarefa para sensibilizar os médicos e também a população sobre a necessidade do Exame Obrigatório. Queremos mostrar para os senadores que uma Lei nesse sentido tem que ser aprovada. Essa é a melhor maneira para garantir o exercício da boa Medicina”, afirmou.

    Luna Filho destacou que o Exame do Cremesp é aplicado há 13 anos no Estado, o que trouxe para o Cremesp uma expertise em relação ao assunto. “A prova foi criada com a Fundação Carlos Chagas e professores de Medicina, levando em consideração o que é exigido pela grade curricular. Também temos uma parceria com o National Board of Medical Examiners (NBME), que validou o modelo. Temos certeza de que a prova avalia de forma justa e concreta o aluno de Medicina”, disse ele.  

    Violência contra os médicos

    Também durante o encontro, foi destacada a campanha “Violência Não Resolve”, do Cremesp, em parceria com o Coren-SP. Os presentes frisaram que atos de violência contra médicos fazem parte da rotina de muitas especialidades e que, muitas vezes, o profissional não tem a quem recorrer e precisa continuar o atendimento para não prejudicar os demais pacientes.

    Por esse motivo, o Cremesp irá criar um canal de comunicação para que os médicos possam denunciar casos sofridos de violência. “Queremos incentivar a denúncia e, em um primeiro momento, iremos providenciar orientações para esses médicos. Mais adiante, poderemos fazer um diagnóstico da situação e propor soluções para que episódios, como o de Ribeirão Preto, não aconteçam”, declarou Camarim.

    O presidente do Cremesp também pediu apoio dos presentes para a aprovação do Projeto de Lei que está atualmente em tramitação final na Câmara dos Deputados e prevê a alteração do Decreto-Lei nº 2.848 de 1940, aumentando a pena em 1/3 em caso de lesões corporais. “Essa Lei visa à proteção do médico e outros profissionais da saúde contra diversas formas de violência, caracterizadas por ameaças, agressões verbais e físicas e, até mesmo, homicídios”, comentou.

     

    Pelo Cremesp, também estiveram presentes Krikor Boyaciyan e Aizenaque Grimaldi de Carvalho, corregedor e vice-corregedor, respectivamente, além dos conselheiros Akira Ishida e Marco Tadeu Moreira de Moraes. A reunião contou com representantes da Sociedade Paulista de Pneumologia (SPPT); Sociedade Brasileira de Genética Médica (SBGM); Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC); Associação Brasileira de Medicina Legal e Perícias Médicas (ABMLPM); Sociedade Paulista de Reumatologia (SPR); Associação Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV); Associação dos Médicos Maçons (Amem); Associação Brasileira de Nutrologia (Abran); Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP); Academia Brasileira de Neurologia; Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG); Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM); Acesp; Sociedade Brasileira de Cirurgia de Mão (SBCM); Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai); Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de SP (Sogesp); Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e Associação Paulista de Medicina do Trabalho (APMT). 
     


    ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 5 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 322 usuários on-line - 5
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.