Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 17-04-2024
    Nota de pesar
    O Cremesp lamenta a morte do médico sanitarista José da Silva Guedes
  • 15-04-2024
    1º Encontro de Perícias Médicas
    Cremesp aborda aspectos essenciais das perícias cível, criminal e previdenciária em evento inédito
  • 11-04-2024
    Homeopatia
    Livro materializa esforço do Cremesp e especialistas em promover a assistência humanizada
  • 09-04-2024
    Publicação
    Cremesp lança versão impressa de livro sobre Homeopatia com transmissão ao vivo pelo Youtube  
  • Notícias


    07-12-2017

    Multiprofissional

    Cremesp e Coren-SP fortalecem ações de combate à violência e por mudanças em Urgência e Emergência

    Representantes do Coren-SP e do Cremesp se reúnem em debate

    Representantes dos Conselhos Regionais paulistas de Medicina e de Enfermagem (Cremesp e Coren-SP) reuniram-se nesta quinta-feira (7/12) para avançar no debate de dois importantes temas para as categorias profissionais: o combate à violência e protocolos do atendimento de urgência e emergência.

    Lavínio Nilton Camarim, presidente do Cremesp, e Fabíola Mattozinho, presidente do Coren-SP, ressaltaram os esforços iniciais das duas instituições para apoiar o Projeto de Lei (PL) federal que torna mais gravosa a pena para a violência contra médicos e profissionais da saúde. O PL, de autoria do deputado federal Antonio Goulart dos Reis, está atualmente em tramitação final na Câmara dos Deputados, e pede a alteração do Decreto-Lei nº 2.848 de 1940, aumentando a pena para 1/3 em caso de lesões corporais, que visa à proteção de profissionais da saúde contra diversas formas de violência, caracterizadas por ameaças, agressões verbais e físicas e, até mesmo, homicídios.

    Uma audiência será marcada em Brasília, no próximo mês, para que os representantes das duas categorias apresentem aos deputados federais envolvidos no PL estudos sobre violência e os seus impactos na sociedade.

    “A violência contra os profissionais da saúde, principalmente da Medicina e da Enfermagem, será alvo de intenso trabalho do Cremesp, por meio de campanhas educativas e, até mesmo, adotando o rigor da Lei”, destacou Camarim. O departamento Jurídico do Cremesp estudará quais medidas poderão ser tomadas para os casos que chegarem até o conhecimento do Conselho.

    Para Mattozinho, os conflitos gerados a partir da violência a estes profissionais ultrapassam a esfera profissional. “A defesa destes profissionais impactam na defesa de toda a sociedade. Estamos estudando medidas de acolhimento às vítimas, além de parcerias com o poder público, para mobilizar todos aqueles que se sentem vulneráveis em seus locais de trabalho”, defendeu.

    Urgência e Emergência

    Na mesma reunião, os dois Conselhos discutiram a necessidade do estabelecimento de protocolos do atendimento de urgência e emergência, uma vez que não estão inseridos na Política Nacional de Urgência e Emergência. Cremesp e Coren-SP constituíram o Grupo Interdisciplinar de Urgência e Emergência, o primeiro da história das duas profissões, cujo principal objetivo é estabelecer com clareza o papel de cada profissional no atendimento pré-hospitalar e subsidiar as discussões entorno da reformulação da Portaria 2.048/2002, do Ministério da Saúde, que já não atende mais o atual cenário.

    “Para garantir a acessibilidade à população, é prioritário renovar a legislação em vigor. Sabemos que, na prática, o atual modelo adotado nos atendimentos em ambulâncias não atendem às demandas da população”, destacou Mattozinho.

    A atual conselheira e presidente eleita do Coren-SP, a partir de 1/1/2018, Renata Pietro, ressaltou que é preciso ter coerência e entender os limites de competência de cada profissional, inclusive, junto ao Ministério da Saúde. Pietro é doutora em Ciências da Saúde pela UNIFESP e diretora do Núcleo de Terapia Intensiva do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo - Gerência de Enfermagem.

    Além de Camarim, representou o Cremesp, o médico Carlos Alberto Guglielmi Eid, integrante da Câmara Técnica de Urgência e Emergência, e a advogada Paula Véspoli Godoy. Do Coren-SP, participaram, também, Marisa Malvestio, enfermeira do Grupo de Trabalho de Urgência, e Patrícia Pavan, coordenadora do Grupo de Trabalho Saúde do Trabalhador.


    Este conteúdo teve 6 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 412 usuários on-line - 6
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.