Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 27-03-2024
    Ato Médico
    Cremesp leva à Polícia Civil e Anvisa farmacêutico que realizou e feriu paciente em procedimento estético
  • 25-03-2024
    Atualização profissional
    Cremesp lança segunda edição do Manual Melhores Práticas Clínicas na Covid-19
  • 25-03-2024
    Programa Mais Médicos
    Fiscalização do Cremesp encontra irregularidades em São Bernardo do Campo
  • 22-03-2024
    Acreditação de escolas
    Cremesp recebe SAEME-CFM para falar sobre qualidade do ensino médico
  • Notícias


    29-11-2017

    Brasília

    Cremesp defende Lei que endureça penas para a violência contra profissionais da saúde

    O presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), Lavínio Nilton Camarim, o médico Jarbas Simas e o advogado Ademar Távora – ambos representando a Associação dos Médicos Maçons (AMEM) – reuniram-se em Brasília, nesta quarta-feira (29/11), com diversos deputados federais para manifestar apoio do Cremesp e da AMEM ao Projeto de Lei (PL), do deputado federal Antonio Goulart dos Reis, que torna mais gravosa a pena para a violência contra médicos e demais profissionais da saúde. O PL, que está atualmente em tramitação final na Câmara dos Deputados, pede a alteração do Decreto-Lei nº 2.848 de 1940, aumentando a pena para 1/3 em caso de lesões corporais, que visa à proteção do médico e outros profissionais da saúde contra diversas formas de violência, caracterizadas por ameaças, agressões verbais e físicas e, até mesmo, homicídios.

    O manifesto foi recebido e assinado pelo deputado federal e relator do PL, Hiran Gonçalves, que estava acompanhado dos deputados, Luiz Henrique Mandetta e Sinval Malheiros. "A violência contra os médicos, os enfermeiros e outros profissionais é motivo constante de preocupação do Cremesp, afinal, na sua grande maioria, os profissionais não têm culpa pelos problemas da saúde na atualidade e que vem afetando o bom atendimento da população", observa o presidente do Cremesp. "A aprovação deste Projeto de Lei será fundamental, pois os crimes cometidos contras esses profissionais devem ter consequências jurídicas mais duras", reforça Camarim.

    Violência não Resolve

    Uma sondagem realizada pelo Cremesp e Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP), entre janeiro e fevereiro de 2017, com  5.658 médicos e profissionais de enfermagem apontou que quase 60% dos entrevistados sofreram algum tipo de violência no ambiente de trabalho mais de uma vez e, em torno de 20%, pelo menos uma vez. O resultado da sondagem mobilizou os dois conselhos que lançaram a campanha "Violência Não Resolve". No link https://goo.gl/Svmn5b é possível conhecer a campanha e acessar os materiais de apoio e divulgação.
     

    Fotos: Osmar Bustos


    Este conteúdo teve 3 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 500 usuários on-line - 3
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.