Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 19-04-2024
    Complexo Hospitalar Padre Bento
    Cremesp discute questões éticas e bioéticas com residentes de Guarulhos
  • 17-04-2024
    Nota de pesar
    O Cremesp lamenta a morte do médico sanitarista José da Silva Guedes
  • 15-04-2024
    1º Encontro de Perícias Médicas
    Cremesp aborda aspectos essenciais das perícias cível, criminal e previdenciária em evento inédito
  • 11-04-2024
    Homeopatia
    Livro materializa esforço do Cremesp e especialistas em promover a assistência humanizada
  • Notícias


    23-11-2017

    Agenda de trabalho

    Presidentes do Cremesp e do Coren-SP reúnem-se para discutir temas comuns das instituições

    Fabíola Campos Braga Mattozinho e Lavínio Nilton Camarim

    O presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), Lavínio Nilton Camarim, recebeu, nesta quarta-feira (22/11), na sede do Conselho, a presidente do Conselho Regional de Enfermargem de São Paulo (Coren/SP), Fabíola de Campos Braga Mattozinho.

    O objetivo da visita, além de ser o primeiro encontro dos dois presidentes após a posse de Camarim, em 1º de julho deste ano, foi discutir alguns temas comuns das instituições que requerem uma agenda de trabalho.

    Um deles foi a violência contra os profissionais da saúde que tem preocupado os dois conselhos, uma vez que o médico e o enfermeiro atuam na linha de frente do atendimento à população. O tema ganhou grande repercussão, pois uma sondagem realizada pelo Cremesp e Coren-SP, entre janeiro e fevereiro de 2017, com  5.658 médicos e profissionais de enfermagem apontou que quase 60% dos entrevistados sofreram algum tipo de violência no ambiente de trabalho mais de uma vez e, em torno de 20%, pelo menos uma vez. O resultado da sondagem mobilizou os dois conselhos que lançaram a campanha "Violência Não Resolve".

    "Já temos um grupo constituído para discutir o tema, composto pelo Coren-SP, Cremesp e Secretaria de Estado de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP). E, com os dados que já temos em mãos da sondagem que fizemos com os profissionais e os dados disponibilizados pela Secretaria de Segurança, temos condição de traçar uma estratégia para abordar o tema da violência", comentou Mattozinho. "Os dados nos mostram que há subnotificação dos casos e, nosso papel, será o de criarmos ações que promovam o acolhimento dos profissionais que sofrem violência, tanto na âmbito jurídico, quanto no psicológico e mesmo no que compete aos conselhos", conclui.

    "A violência contra os médicos e os enfermeiros é motivo constante de preocupação, afinal, na sua grande maioria, os profissionais não têm culpa pelos problemas da saúde na atualidade e que vem afetando o bom atendimento da população", observa o presidente do Cremesp. "A parceria com o Coren-SP nesta luta é fundamental, pois vamos atuar para que a violência contra os profissionais da saúde seja considerado um crime com consequências jurídicas mais duras", reforça Camarim.

    Outro ponto abordado na reunião foi quanto à parceria do Cremesp e Coren-SP quanto ao estabelecimento de protocolos do atendimento de urgência e emergência, uma vez que não estão inseridos na Política Nacional de Urgência e Emergência. Os dois conselhos constituíram o Grupo Interdisciplinar de Urgência e Emergência, cujo principal objetivo é estabelecer com clareza o papel de cada profissional no atendimento pré-hospitalar e subsidiar as discussões entorno da reformulação da Portaria 2.048/2002, do Ministério da Saúde, que já não atende mais o atual cenário.

    Foto: Osmar Bustos


    Este conteúdo teve 5 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 453 usuários on-line - 5
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.