Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 19-08-2018
    Ensino médico
    Exame do Cremesp 2018 teve a participação de 3.885 alunos e recém-formados em Medicina
  • 17-08-2018
    Eleição Cremesp 2018
    Médico que não votou deve justificar ausência no pleito até 9 de outubro de 2018
  • 16-08-2018
    Sondagem
    Cremesp realiza levantamento sobre casos de violência sofridos por médicos
  • 15-08-2018
    Solenidade
    Cremesp realiza entrega de carteiras a médicos recém-formados
  • Notícias


    16-11-2017

    Mobilização

    Cremesp reúne entidades para defender funcionamento do Hospital Universitário da USP

    Na última segunda-feira (13/11), o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) realizou uma reunião para discutir a situação do Hospital Universitário (HU) da Universidade de São Paulo (USP), que tem enfrentado sérias dificuldades para manter um atendimento adequado para seus usuários. A situação agravou-se com a implantação de programas de demissões voluntárias de médicos e outros profissionais – sem reposição do quadro funcional – e a redução de financiamento. O HU corre o sério risco de fechar as portas.

    O presidente do Cremesp, Lavínio Nilton Camarim, conduziu a reunião, que contou com autoridades da área da saúde e diversos representantes de instituições e da sociedade civil. Estiveram presentes, Eduardo Ribeiro Adriano, secretário adjunto da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, Wilson Pollara, secretário Municipal de Saúde de São Paulo, Amanda Alves D'Arienzo, analista do Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP), Cleberson Pereira, da Câmara dos Vereadores de São Paulo, Guilherme Andrade Peixoto, presidente da Associação dos Médicos Residentes do Estado de São Paulo (Ameresp) e representando a Associação dos Médicos Residentes da USP (Amerusp), o diretor clínico do HU, Juang H. Chau, representantes do Centro Acadêmico Oswaldo Cruz, da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), representantes do Coletivo Butantã na Luta (formado por moradores da região e profissionais do HU) , Miguel Srougi, professor titular de Urologia da FMUSP, entre outros.

    O HU é referência para 450 mil moradores do bairro de Butantã (zona Oeste do município de São Paulo) e região, além de funcionar como Hospital Escola. Segundo Camarim, a intenção do Cremesp ao reunir os principais atores envolvidos no problema pelo qual atravessa o HU, é a de mediar as discussões que contemplem e assegurem o bom funcionamento da unidade, dando condições de trabalho aos médicos e residentes, para que possam continuar oferecendo o atendimento de qualidade que sempre prevaleceu naquela unidade. "O Cremesp mobiliza-se, neste momento, para defender a continuidade do funcionamento do HU, um equipamento de saúde tão importante para a população do Butantã.  Finalizamos a reunião com o propósito de cobrarmos da reitoria da USP uma solução definitiva", afirmou o presidente do Cremesp.

    Mas a mobilização para que o HU não feche suas portas continua. Os estudantes da FMUSP entraram em greve no dia 13/11 e realizaram um Ato Público na terça-feira (14/11), em frente ao MASP (região central de São Paulo), por contratações para o HU. O Coletivo Butantã na Luta programou um Abraço ao HU, no próximo dia 24/11, em defesa daquela unidade hospitalar. A concentração será no Portão 3 da USP. O coletivo também comanda um abaixo-assinado, com o mesmo propósito, que já conta com mais de 25 mil assinaturas.  

    Fotos: Osmar Bustos


    Este conteúdo teve 887 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    Delegacia da Vila Mariana:
    Rua Domingos de Moraes, 2187 - cj. 223 - Edifício Xangai
    Vila Mariana – São Paulo/SP - CEP 04035-000

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h


    ESTACIONAMENTOS : NOVOS CONVÊNIOS

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2018 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 200 usuários on-line - 887
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior