Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 11-11-2019
    Audiência pública
    Cremesp participa do debate sobre resolução voltada ao direito de recusa terapêutica
  • 11-11-2019
    Evento
    Cremesp debate prevenção e combate à violência contra crianças e adolescentes em fórum da SPSP
  • 08-11-2019
    Regionais
    Médicos com mais de 50 anos de profissão são homenageados pelo Cremesp em São José do Rio Preto
  • 08-11-2019
    Educação médica
    Cremesp e faculdades de Medicina pedem divulgação prévia da relação de estudantes regularizados no Enade
  • Notícias


    25-09-2017

    Exame do Cremesp

    Estudantes do 6º de medicina, as inscrições para a prova foram prorrogadas

    As inscrições para a 13ª edição do Exame do Cremesp foram prorrogadas e podem ser feitas apenas nestas terça e quarta-feira (26 e 27/9). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas exclusivamente pelo site da Fundação Carlos Chagas, responsável pela elaboração e aplicação das provas. 

    A avaliação acontecerá no dia 22 de outubro 2017 e é destinada aos egressos do sexto ano ou do 12º período de Medicina das escolas de todo o País. Formados em anos anteriores que não obtiveram a nota mínima instituída pelo Cremesp (60% das questões), e se comprometeram em realizar o Exame em 2017, também devem se inscrever. Outros detalhes podem ser obtidos no Edital de Abertura das Inscrições.

    Desde 2005, o Exame vem sendo aplicado anualmente com o objetivo de avaliar a formação médica dos alunos dos cursos de Medicina do Estado de São Paulo. São aferidos os conteúdos básicos de áreas consideradas essenciais na Medicina, como Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Saúde Pública, Epidemiologia, Saúde Mental, Bioética e Ciências Básicas (Fisiologia, Bioquímica, Microbiologia e Parasitologia, Biofísica e Biologia Molecular). A avaliação consiste em uma prova objetiva com 120 (cento e vinte) questões de múltipla escolha e tem duração de cinco horas.

    As provas serão realizadas nas seguintes cidades: São Paulo, Botucatu, Campinas, Marilia, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto e Taubaté.

    “O exame do Cremesp é uma realidade que se impõe frente à abertura de novas escolas médicas. São Paulo, hoje, conta com 49 escolas. O Brasil já soma 316. É preciso garantir a qualidade desses formandos que ingressam no mercado de trabalho”, afirma Bráulio Luna Filho, conselheiro e diretor primeiro-secretário do Cremesp.

     

    Reconhecimento

    A participação na prova é facultativa e não está condicionada à obtenção do registro profissional, mas ganhou reconhecimento em 2015, quando várias instituições médicas passaram a usar a avaliação como um dos critérios de seleção para contratação de médicos. Como Einstein, Sirio, HCor, Osvaldo Cruz, Samaritano, Unimed Unifesp e Federação das Unimeds, Secretaria Municipal e Estadual de Saúde também consideram a participação no Exame como critério para contratação.

    O Exame também passou a ser considerado para ingresso nos programas de Residência Médica nas Faculdades de Medicina da USP/São Paulo e USP/Ribeirão Preto, do ABC, de São José do Rio Preto, Unifesp, Santa Casa de SP e Santo Amaro (Unisa), PUC (Campinas) e Hospital do Servidor Público Estadual (Iamspe).

    Outro Estado que já aderiu à aplicação da avaliação foi Rondônia. O Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia (Cremero) adotou formato similar ao Exame do Cremesp. 

    Tags:

    Este conteúdo teve 239 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 9h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h


    ESTACIONAMENTOS : NOVOS CONVÊNIOS


    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2019 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 193 usuários on-line - 239
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior