Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 26-09-2017
    Cobirp 2017
    Ribeirão Preto (SP) sediará IX Congresso de Bioética
  • 25-09-2017
    Exame do Cremesp
    Estudantes do 6º de medicina, as inscrições para a prova foram prorrogadas
  • 25-09-2017
    Bioética
    Cremesp participa do III Encontro Brasileiro de Serviços de Cuidados Paliativos
  • 25-09-2017
    Educação Continuada
    PEMC em Batatais debate o futuro do mercado de trabalho para os médicos
  • Notícias


    12-09-2017

    Educação

    Cremesp apresenta Programa de Aprimoramento da Formação dos Graduandos em Medicina para escolas médicas

    Lavínio Nilton Camarim, presidente do Cremesp, durante o evento

    Representantes das escolas médicas de todo o Estado de São Paulo participaram de um encontro promovido pelo Cremesp para a apresentação do Programa de Aprimoramento da Formação dos Graduandos em Medicina, realizado em parceria com o Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês (IEP-HSL) e a organização americana National Board of Medical Examiners (NBME). O evento aconteceu no dia 11 de setembro, na sede do Cremesp.

    Na reunião, os representantes dos cursos de Medicina puderam conhecer melhor o programa de aprimoramento e aprofundar os conhecimentos sobre a Avaliação Periódica do Ensino Médico (Apem), anunciada este ano pelo Cremesp. Os objetivos principais do Programa de Aprimoramento focam na visão geral da Avaliação periódica, abordando ferramentas da Qualificação Médica (QM) 1 e 2 aplicadas, respectivamente, nos 3º e 5º anos, e a Construção da Matriz das provas.

    A abertura do evento foi realizada pelo presidente do Cremesp, Lavínio Nilton Camarim, que ressaltou a preocupação do Conselho com a formação médica. “A experiência do Cremesp, adquirida nos 13 anos de realização do Exame do Cremesp, tornou possível apontar algumas fragilidades no ensino médico. Esse novo tipo de avaliação pretende promover um aprofundamento na questão, realizando a avaliação em diferentes momentos do curso”, afirmou.

    Para Bráulio Luna Filho, diretor primeiro-secretário do Conselho e coordenador da Apem, o Programa de Aprimoramento da Formação dos Graduandos em Medicina tem como principal objetivo melhorar a situação da Medicina e atuação das escolas médicas no País. “Com este programa, o Cremesp pretende melhorar a Avaliação Periódica e incentivar  a integração entre os diferentes sistemas pedagógicos. O envolvimento das escolas médicas é fundamental para a construção desse processo”, explica.

    Ao todo, estiveram presentes os representantes das seguintes faculdades: Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino (Unifae); Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo; Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP); Faculdade de Medicina de Catanduva; Faculdade de Medicina de Jundiaí; Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP); Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Faceres); Unifacef de Franca; Universidade Cidade São Paulo (Unicid); Universidade de Marília (Unimar); Universidade de Mogi das Cruzes (UMC); Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS); Universidade do Oeste Paulista (Unoeste); Universidade Federal Paulista (Unifesp); Universidade Metropolitana de Santos (Unimes); Universidade Santo Amaro (Unisa); Universidade São Camilo.

    Encontro promovido pelo Cremesp para a apresentação do Programa de Aprimoramento da Formação dos Graduandos em Medicina

     

    Simulado inédito do Exame do Cremesp

    Durante a apresentação do Programa de Aprimoramento, Bráulio Luna Filho aproveitou a oportunidade para reforçar a plataforma inédita para alunos do 6º ano de Medicina de todo o País para realizarem o Simulado do Exame do Cremesp.

    Elaborado pela Fundação Carlos Chagas (FCC), empresa responsável pela aplicação do Exame, o simulado tem o objetivo de proporcionar aos estudantes do 6º ano de Medicina de todo o Brasil, condições de avaliar sua performance no exame do Conselho. “O simulado é uma iniciativa do Cremesp para que o recém-formado possa conhecer o tipo de conteúdo que é abordado no Exame. Nosso objetivo é aumentar a transparência da avaliação”, comentou Bráulio Luna Filho, diretor do Cremesp e coordenador do Exame. “Essa é mais uma ferramenta para que o recém-formado possa se autoavaliar  sobre os conhecimentos médicos adquiridos na graduação”, completou.

     

    Fotos: Osmar Bustos


    ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 384 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede - Luís Coelho: Rua Luís Coelho, 26
    Consolação - São Paulo/SP - 01309-900

    Subsede - Vila Mariana: Rua Domingos de Moraes, 1810
    Vila Mariana – São Paulo/SP - 04010-200

    Sede - Consolação: Rua da Consolação, 753
    (Sem atendimento ao público)
    Centro - São Paulo/SP - 01301-910

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 5908-5600 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h


    ESTACIONAMENTOS : NOVOS CONVÊNIOS

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2017 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 276 usuários on-line - 384
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior