Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 19-10-2018
    Sessão solene
    Nova gestão do Cremesp dá posse à sua diretoria em cerimônia que contou com presença de autoridades
  • 17-10-2018
    Dia do médico
    Campanha do Cremesp enfatiza trajetória de esforço e dedicação dos médicos
  • 17-10-2018
    Evento
    Solenidade de posse da gestão 2018-2023 do Cremesp será transmitida ao vivo pelo YouTube
  • 17-10-2018
    Evento
    Cremesp participa do V Congresso de Acupuntura do CMAESP, em São Paulo
  • Notícias


    07-06-2017

    Medicina do Tráfego

    Cremesp e Abramet discutem notificação sobre acidentes de trânsito e Portaria 70 do Detran-SP

    Da esquerda para a direita: João Márcio Garcia, Dirceu Diniz, Dirceu Rodrigues Alves, Juarez Molinari, Lavínio Camarim, José Montal, Milton Chagas e Armando Albano

    O aprimoramento da notificação dos agravos à saúde provocados por acidentes de trânsitos, visando melhores estratégias de prevenção e dados epidemiológicos mais precisos, foi um dos temas da reunião do vice-presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), Lavínio Camarim, e o conselheiro coordenador da Câmara Técnica de Medicina do Tráfego, João Márcio Garcia, com a diretoria da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet). O encontro, realizado na sexta-feira (2/6), na sede do Cremesp, foi solicitado pela recém-empossada diretoria da Abramet.

    De acordo com o presidente da Abramet, Juarez Molinari, a nova gestão da entidade reforçará o diálogo entre a especialidade médica e os órgãos gestores do tráfego, de forma que a saúde se faça mais presente na pauta das políticas públicas sobre o trânsito.

    O 1º vice-presidente da entidade, José Montal, lembrou que os acidentes de trânsito são uma importante causa de morte e de agravos à saúde, principalmente entre jovens, mas é uma epidemia negligenciada e subnotificada. De acordo com ele, os documentos médicos, às vezes, priorizam as sequelas, em detrimento das causas das mesmas. “Para que tenhamos dados epidemiológicos mais precisos é importante que os médicos preencham corretamente os códigos numéricos da letra V da CID 10 (Classificação Internacional de Doenças ), referentes aos acidentes de trânsito como causa contributiva para o agravo de saúde”, alertou  Montal.

    “As mortes por acidentes de trânsito entre jovens representam um prejuízo enorme para a nação e para a sociedade. Além disso, os agravos à saúde também trazem prejuízos enormes para a vida produtiva da pessoa”, afirmou o vice-presidente do Cremesp. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 1,2 milhão de adolescentes entre 10 e 19 anos morrem no mundo por causas evitáveis, primeiramente em decorrência de acidentes de trânsito, seguida por infecções respiratórias e suicídios.

    Especialistas se reúnem para propor melhorias

     

    Mudanças do Detran-SP

    Os impactos da Portaria nº 70 do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), publicada em 17 de março deste ano, também foi assunto da reunião. A nova regulamentação do Detran-SP trata do credenciamento de médicos e psicólogos para a realização de exames para obtenção ou renovação da carteira de habilitação de veículos. A portaria instituiu, entre outros, a obrigatoriedade de credenciamento das entidades (clínicas) caracterizadas como Pessoas Jurídicas, e não apenas dos profissionais que realizam os procedimentos de avaliação em candidatos. De acordo com o artigo 2º das Disposições Transitórias, os locais que já possuem profissionais, terão o prazo até o final de março de 2019 para se transformarem em Pessoa Jurídica.

    “É muito importante que se faça uma discussão aprofundada sobre a portaria para termos uma interpretação sobre o que pode impactar na atuação do médico nesse setor”, afirmou Camarim. O conselheiro João Márcio destacou que a nova normativa afeta os profissionais que atuam na área de Medicina do Tráfego no Estado de São Paulo,  estimados em cerca de 2.000. “Em breve faremos uma reunião da Câmara Técnica de Medicina do Tráfego para produzir um posicionamento sobre o assunto”, informou João Márcio.   

    O grupo também discutiu os acidentes de trânsito no âmbito dos riscos à saúde dos profissionais de Medicina, devido a longas jornadas de trabalho e plantões com privação de sono.

    Pela Abramet, participaram também da reunião Dirceu Diniz, Milton Chagas, Dirceu Rodrigues Alves e Armando Albano.

     

    Fotos: Ana Scarabelli


    ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 889 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    Delegacia da Vila Mariana:
    Rua Domingos de Moraes, 2187 - cj. 223 - Edifício Xangai
    Vila Mariana – São Paulo/SP - CEP 04035-000

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h


    ESTACIONAMENTOS : NOVOS CONVÊNIOS

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2018 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 187 usuários on-line - 889
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior