Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 27-06-2017
    SAF
    Cremesp aprova resolução que torna obrigatório, em unidades de saúde, alerta sobre o risco de consumir álcool na gravidez
  • 23-06-2017
    Evento
    Judicialização da saúde é tema de Congresso do Ministério Público
  • 23-06-2017
    Sindicância
    Médicos pedem melhores condições de trabalho na Santa Casa de Sorocaba
  • 23-06-2017
    NRM
    Médicos da Santa Casa de Tatuí não recebem pagamento há mais de 4 meses
  • Notícias


    12-05-2017

    Ensino

    Escolas de Medicina são convidadas para 1º Encontro sobre Qualificação Médica de São Paulo

    O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), em parceria com o Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL) e o National Board of Medical Examiners (NBME), organiza o 1º Encontro sobre Qualificação Médica de São Paulo, que acontece na próxima quarta-feira (17/5), na capital paulista.

    O evento inclui um workshop ministrado pelo NBME, instituição reconhecida nos EUA e Canadá e que tem mais de cem anos de experiência no campo da educação médica e no desenvolvimento e análise psicométrica de testes. Mais de 20 instituições já confirmaram presença no Encontro, que também irá apresentar o programa Qualificação Médica, ferramenta de avaliação da graduação aos alunos dos 3º e 5º anos, disponibilizada pelo Cremesp, IEP/HSL e NBME a todas as escolas de medicina interessadas.

     

    APEM

    No ano passado, o Cremesp anunciou a parceria com NBME e IEP/HSL para a criação da Avaliação Periódica do Ensino Médico (Apem), totalmente gratuita e optativa aos alunos e às escolas médicas interessadas. A avaliação é realizada em duas etapas: ciclo básico aplicado, aos graduandos do 3º ano; e ciclo clínico, aos estudantes do 5º ano, e deverá ser disponibilizada às escolas do Estado de São Paulo do segundo semestre deste ano.

    Edison Ferreira de Paiva, assessor de Serviço de Clínica Geral do Hospital das Clínicas da FMUSP e médico do IEP/HSL, explica que o sistema usado para a avaliação será semelhante ao do NBME, vigente nos Estados Unidos e Canadá, desde 1915. “O modelo norte-americano usa o ‘step 1’ e o ‘step 2’. Nós vamos usar a Qualificação Médica 1 (QM1) e Qualificação Médica 2 (QM2), aproveitando a expertise do NBME, mas com questões adaptadas à realidade brasileira”, disse Paiva em reunião do Centro de Avaliação Permanente do Ensino Médico (Capem) do Cremesp.

    Bráulio Luna Filho, diretor primeiro-secretário do Conselho, afirma que a iniciativa traz benefícios tanto para o aluno quanto para a instituição de ensino. “A avaliação periódica será um novo passo para melhorar a qualidade do ensino médico. Não temos a cultura da autoavaliação consolidada no País, mas ela é comum em países com melhores sistemas formadores em Medicina, como o s EUA, Canadá e os anglo-saxões. O Cremesp começa a fomentar esta cultura por meio dos workshops”, destaca Luna Filho.

    Para Mauro Aranha, presidente do Cremesp, a iniciativa é mais um passo para garantir o ensino médico de qualidade. “Esta é mais uma ação do Conselho pela melhoria da formação médica no Estado, um desdobramento da iniciativa do Exame do Cremesp e dos cursos de Revisão em Medicina, que têm como objetivo final oferecer assistência em saúde de qualidade à população”.

    Tags: ensino.

    Este conteúdo teve 801 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede - Consolação: Rua da Consolação, 753
    Centro - São Paulo/SP - 01301-910

    Sede - Luís Coelho: Rua Luís Coelho, 26
    Consolação - São Paulo/SP - 01309-900

    Subsede - Vila Mariana: Rua Domingos de Moraes, 1810
    Vila Mariana – São Paulo/SP - 04010-200

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 5908-5600 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h


    ESTACIONAMENTOS : NOVOS CONVÊNIOS

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2017 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 253 usuários on-line - 801
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior