Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 27-03-2024
    Ato Médico
    Cremesp leva à Polícia Civil e Anvisa farmacêutico que realizou e feriu paciente em procedimento estético
  • 25-03-2024
    Atualização profissional
    Cremesp lança segunda edição do Manual Melhores Práticas Clínicas na Covid-19
  • 25-03-2024
    Programa Mais Médicos
    Fiscalização do Cremesp encontra irregularidades em São Bernardo do Campo
  • 22-03-2024
    Acreditação de escolas
    Cremesp recebe SAEME-CFM para falar sobre qualidade do ensino médico
  • Notícias


    20-04-2017

    CT-Drogas

    Redução do estigma, cuidados de saúde e garantia de direitos são linhas de trabalho da CT-Drogas

    A Câmara Temática Interdisciplinar sobre Drogas (CT-Drogas), do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), realizou sua primeira reunião nesta quarta-feira (19/04). Na abertura dos trabalhos, Mauro Aranha, presidente do Cremesp e conselheiro responsável pela CT-Drogas, falou sobre os objetivos da nova Câmara. Entre eles, está o de desenvolver um programa de discussões com representantes de diversos segmentos da sociedade civil organizada para a elaboração de propostas de orientação de políticas públicas, apoiadas na ética médica, na garantia de direitos sociais e no reconhecimento da cidadania dos usuários drogas, lícitas e ilícitas.

    De acordo com Aranha, a complexidade do tema requer que seja discutido por um colegiado interdisciplinar. “A temática das drogas envolve valores e contextos sociais, sendo muito polemizada e polarizada por um enfoque que não é inteligente e nem cristalino, mesmo considerando apenas os aspectos científicos. Como envolve interesses pessoais, a discussão sobre droga acaba sendo desqualificada. Em função disso, criamos esta câmara, tendo como critério de escolha de seus membros o histórico, o envolvimento no tema e a área que representam”, afirmou o presidente do Cremesp.

    O coordenador da Câmara, o psiquiatra Guilherme Messas, apresentou o programa de atividades que terá três linhas de discussão: redução do estigma e da discriminação; cuidados de saúde e garantia de direitos; e prevenção.A naturalização da condenação moral de usuários de drogas produz um círculo vicioso de estigma”, afirmou Messas. De acordo com ele, os usuários de drogas não têm acesso adequado aos serviços de saúde e, frequentemente, são vítimas de maus tratos por agentes da segurança pública.

    Messas também falou sobre o cronograma de trabalhos, que inclui a realização de seminários e a produção de documentos de orientação aos médicos para a compreensão não estigmatizada do usuário, sobre como cuidar e como falar de prevenção do uso nocivo ou problemático de drogas. 

     

    Além de Aranha e Messas, a Câmara é composta por: 

     

    • Reinaldo Ayer de Oliveira, conselheiro e coordenador do Centro de Bioética do Cremesp;
    • Dráuzio Varella, médico e escritor; 
    • Leon Garcia, psiquiatra do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP);
    • Hélio Schwartsman, formado em filosofia e colunista da Folha de São Paulo;
    • Camila Magalhães Silveira, psiquiatra e professora colaboradora da FMUSP;
    • Nathália Oliveira, socióloga e presidente do Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas e Álcool de São Paulo (Comuda) e integrante da Iniciativa Negra por uma Nova Política de Drogas; 
    • Maria Angélica Comis, psicóloga e integrante do Comuda; 
    • José Manoel Bertolote, psiquiatra, professor colaborador da FMB – Unesp e ex-coordenador da área de transtornos mentais da Organização Mundial de Saúde (OMS);
    • Zila van der Meer Sanchez Dutenhefner, formada em farmácia-bioquímica e antropologia, professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp);  
    • Vitore André Zílio Maximiano, defensor público de São Paulo; ex-secretário Nacional de Políticas sobre Drogas; 
    • Luciana Temer, advogada, ex-secretária municipal de Assistência Social de São Paulo;
    • Maurício Fiore, antropólogo, diretor do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e coordenador científico da Plataforma Brasileira de Política de Drogas.

    Foto: Osmar Bustos


    Veja os comentários desta matéria


    Caros , seguem questões que deixaram me intrigada quanto a essa câmara temática.Acredito em uma atuação multidisciplinar! Mas, também numa participação da sociedade, como por exemplo representantes dos familiares usuários ... já que não se basearão em somente dados científicos. Que tal dar voz às Familiar dos dependentes? Outra forte impressão é de que a qualificada equipe dessa câmara têm a mesma posição frente a questão tão complexa .... Não seria democrático a composição de uma equipe multidisciplinar com posições divergentes ? Passou me impressão de algo partidário . Att Sugiro , além da multidisciplinaridade deveriam compor também
    Fatima

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 6 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 529 usuários on-line - 6
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.