Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 17-04-2024
    Nota de pesar
    O Cremesp lamenta a morte do médico sanitarista José da Silva Guedes
  • 15-04-2024
    1º Encontro de Perícias Médicas
    Cremesp aborda aspectos essenciais das perícias cível, criminal e previdenciária em evento inédito
  • 11-04-2024
    Homeopatia
    Livro materializa esforço do Cremesp e especialistas em promover a assistência humanizada
  • 09-04-2024
    Publicação
    Cremesp lança versão impressa de livro sobre Homeopatia com transmissão ao vivo pelo Youtube  
  • Notícias


    19-04-2017

    Saúde mental

    Conselho e Proesq discutem ações voltadas à assistência em saúde mental dos médicos

    Kátia Burle, Ary Gadelha, Claudiane Daltio e Ana Celi Soares

    A qualidade da saúde mental do médico é a meta da parceria existente há cinco anos entre o Programa de Esquizofrenia da Universidade Federal de São Paulo (Proesq/Unifesp) e o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp). Kátia Burle, conselheira, e Ana Célia Soares, assistente social do Cremesp, reuniram-se com Ary Gadelha e Claudiane Daltio, respectivamente, coordenador geral e médica psiquiatra do Proesq, no dia 18/4, para discutir a ampliação do programa, focando na prevenção, além do acompanhamento clínico já realizado.

     Gadelha avalia que os pacientes procuram por tratamento com quadro clínico avançado e que a prevenção ou antecipação do tratamento pode garantir maior eficácia na recuperação funcional. “A ideia é divulgar mais esse trabalho afim de que os casos mais graves cheguem até nós mais precocemente”.

    Na visão de Katia, a principal estratégia para a prevenção é prestar atendimento psiquiátrico ao estudante de Medicina, para que este receba tratamento, a fim de inibir um quadro mais grave no futuro. “Há médicos que desenvolvem transtornos mentais mais graves, ainda na graduação, mas não tratam, e quando os casos chegam ao Conselho, estão crônicos”, avalia Kátia.

    “O estudante chega à faculdade pensando que precisa estudar as matérias, participar da Atlética e das ligas, escrever um artigo de Iniciação Científica e não adianta dizer a ele que são muitas tarefas ao mesmo tempo, que ele não deve fazer”, diz Gadelha, que também é professor da Unifesp. “É necessário auxiliar o estudante para que ele possa exercer as atividades que deseja de forma saudável”, completou.

    Kátia relembra que, nas diretrizes do Ministério da Educação (MEC), há a recomendação de atendimento psicológico nas escolas médicas e que, na prática, isso não é obedecido. “Cuidar da saúde mental irá melhorar a formação do estudante como um todo”, finaliza Gadelha.

     

    Efetividade

    Quando o Cremesp é informado de que um médico é portador de um transtorno mental, é aberto um processo administrativo. Caso o médico não tenha condição de custear seu tratamento, o Cremesp oferecerá a possibilidade dele ser atendido no Proesq, nos casos de esquizofrenia e de transtorno bipolar do humor. Todos os pacientes atendidos nesses anos de parceria tiveram o quadro clínico estabilizado.

    A Câmara Temática Interdisciplinar sobre Violências nas Escolas Médicas do Cremesp, em sua reunião ordinária do mês de julho, receberá Gadelha para apresentar o trabalho desenvolvido pelo Proesq e suas propostas de ações para prevenção de transtornos mentais. 

      

      

    Legenda (sentido horário): Proesq, VIla Mariana; Kátia Burle, conselheira do Cremesp, Ary Gadelha, coordenador geral do Proesq, Claudiane Daltio, psiquiatra do Proesq e Ana Celi Soares, assistente social do Cremesp; Gadelha e Daltio; Burle e Soares durante reunião. 

    Fotos: Laura Jorge


    ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 9 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 279 usuários on-line - 9
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.