Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 18-01-2019
    Nota de pesar
    Falece o médico Moacir Parra, vítima da violência em São Paulo
  • 18-01-2019
    Doutoramento em Bioética
    Parceria do CFM com Universidade de Porto oferece bolsas para formados em Medicina
  • 18-01-2019
    Bioética
    Prazo de inscrições para bolsas do Cremesp voltadas a estudantes de Medicina se encerrará em 15 de fevereiro
  • 17-01-2019
    Anuidade 2019
    Empresas médicas têm até o dia 31 de janeiro para pagamento integral ou parcelado da Anuidade PJ
  • Notícias


    03-04-2017

    Programa de Bolsas

    Residentes médicos trazem ao Cremesp os primeiros resultados de seus projetos

    Residentes médicos contemplados na versão inicial do Programa de Bolsas em Ética Médica e Bioética trouxeram os primeiros resultados de seus projetos aos coordenadores dessa iniciativa do Cremesp, Bráulio Luna Filho, diretor 1° Secretário da Casa, e Reinaldo Ayer de Oliveira, coordenador do Centro de Bioética.

    Contando com a imensa maioria dos bolsistas – dos 20 contemplados, 19 estiveram presentes – as apresentações aconteceram em 10 e 24 de março, no auditório da sede do Cremesp, a uma plateia composta ainda por colegas e alguns orientadores. Tal empenho mostra que o Conselho está na direção certa, no cumprimento do principal objetivo do programa: contribuir com a melhora do ensino de Medicina no Estado.

    Os projetos tiveram temas variados, e incluíram o olhar, por meio da Bioética, à população transgênero; implicações éticas da aplicação dos testes genéticos de suscetibilidade ao câncer de mama; e avaliação da validade de construto do formulário POLST (Physician Orders For Life-Sustaining Treatmeant) para documentação de preferências de cuidados no fim da vida. Veja detalhes sobre os projetos contemplados para esta edição clicando aqui.

     

    Dilemas

    Os temas estudados em si dão a noção de o quanto o jovem médico está buscando estar preparado para enfrentar os dilemas éticos e bioéticos presentes na profissão escolhida. Conforme disse Reinaldo Ayer, no lançamento do programa, em meados de 2016, “o residente vive conflitos na prática médica, e o Conselho decidiu investigar quais deles poderiam gerar projetos de pesquisa”.

    Trata-se de “algo importante” para a vida desses médicos em formação, “já que lidarão com pacientes cada vez mais conscientes de seus direitos”, completou Bráulio Luna Filho.  

    Os residentes bolsistas atuam na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM); Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC/FMUSP); A. C. Camargo Câncer Center da Fundação Antônio Prudente;  Hospital Municipal do Campo Limpo - Dr. Fernando Mauro Pires da Rocha; Faculdade de Medicina de Marília – FAMEMA; Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (IASMPE);  Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HC/FMRP-USP); Hospital Sírio-Libanês e Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu  (UNESP). 

    Tags: projetoresidentes.

    ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 2280 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    Delegacia da Vila Mariana:
    Rua Domingos de Moraes, 2187 - cj. 223 - Edifício Xangai
    Vila Mariana – São Paulo/SP - CEP 04035-000

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h


    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2019 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 150 usuários on-line - 2280
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior