NOTÍCIAS
Últimas Notícias
Ato histórico - Cremesp em campo
MEC determina providências nas inconsistências de revalidação de diplomas de Medicina da Unirg após alertas sistemáticos do Cremesp
Reconhecimento profissional
Familiar de paciente relata atendimento excepcional realizado pela neurocirurgiã Monise Zaccariotto
Evento científico
Cremesp participa de debates na Jornada Paulista de Cirurgia Plástica
Expediente
Conselho não terá atendimento no feriado e expediente será retomado na sexta-feira (05/06/26)
Notícias
|
07-03-2017 |
Dia Internacional da Mulher |
Mulheres são maioria entre os médicos jovens |
|
Atualmente, São Paulo tem 123.761 médicos com endereço em território paulista e em atividade. Destes, 55,3% são homens e 44,7% são mulheres. No grupo de até 35 anos elas representam 54%. Já na faixa mais jovem, com idade inferior a 25 anos, são 58,1%. Os números mostram que a participação feminina na medicina nunca foi tão alta e a tendência é que continue crescendo. Entre os formandos de medicina, as mulheres somavam 50% em 2006 e em 2015 eram de 52,2%. Evolução da participação feminina Em 1957, quando o cadastro no Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) se tornou obrigatório, registraram-se 1.265 homens e apenas 113 mulheres. Segundo dados da Demografia Médica no Estado de São Paulo, em 1980, entre os novos inscritos no Cremesp, as mulheres representavam apenas 31,41%. Os desafios que as mulheres enfrentam no mercado de trabalho ainda são muitos e na área médica a situação não é diferente. Por isso, o Cremesp reitera seu apoio às demandas da classe e defende diálogo aberto para discussões que levem à melhoria de suas condições de trabalho. |



