NOTÍCIAS
Últimas Notícias
Ato histórico - Cremesp em campo
MEC determina providências nas inconsistências de revalidação de diplomas de Medicina da Unirg após alertas sistemáticos do Cremesp
Reconhecimento profissional
Familiar de paciente relata atendimento excepcional realizado pela neurocirurgiã Monise Zaccariotto
Evento científico
Cremesp participa de debates na Jornada Paulista de Cirurgia Plástica
Expediente
Conselho não terá atendimento no feriado e expediente será retomado na sexta-feira (05/06/26)
Notícias
|
20-02-2017 |
Campanha |
Cremesp e Coren discutem violência aos profissionais de saúde com novo secretário municipal |
|
20/02/2017 Wilson Pollara, Bráulio Luna Filho e Fabíola Mattozinho em reunião O diretor primeiro-secretário do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) Bráulio Luna Filho, e a presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (Coren-SP), Fabíola Mattozinho reuniram-se nesta sexta-feira (17/2), com o secretário de Saúde do município de São Paulo, Wilson Pollara, para discutir a violência sofrida por profissionais de saúde no ambiente de trabalho. A audiência ocorreu por solicitação de ambos os Conselhos para discutir os casos recorrentes de violência contra médicos, profissionais de enfermagem e outros agentes de saúde. Luna e Matozzinho informaram sobre as ações desenvolvidas pelas duas instituições, desde 2015, para prevenir esse tipo de violência. De acordo com Luna Filho, “uma das formas de enfrentar o problema é o desenvolvimento de sistemas de atendimento e encaminhamento dos casos de violência nos serviços”. Para o diretor primeiro-secretário do Cremesp, esse tipo de acolhimento ao profissional depende, necessariamente, da sensibilidade dos gestores de saúde. Dando continuidade à campanha iniciada em 2015, que será retomada em março deste ano, Cremesp e Coren-SP promoverão um encontro entre as comissões de ética das duas categorias profissionais para discutir medidas de prevenção contra a violência no ambiente de trabalho. Luna e Mattozinho solicitaram a participação da secretaria municipal de Saúde no evento e, também, no grupo de discussão organizado pelo Cremesp e Coren-SP para tratar do tema. Pollara prometeu designar representantes da pasta para participar das reuniões do grupo. Diversas medidas de conscientização e prevenção da violência aos profissionais da Enfermagem e da Medicina foram desenvolvidas desde o início da campanha. Em 2015, os dois conselhos apresentaram à Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo dados de levantamentos realizados que apontavam a frequência com que os casos de agressão aos profissionais acontecem nos serviços de saúde. No primeiro semestre de 2016, a campanha “Quando um profissional de saúde é agredido, quem perde é o paciente” ocupou espaços publicitários no metrô, rádios da capital e interior, sites e redes sociais, além dos veículos de comunicação das duas instituições, com o intuito de sensibilizar a sociedade sobre os problemas e consequências da violência no ambiente da saúde. Foto: Osmar Bustos |




