Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 11-11-2019
    Audiência pública
    Cremesp participa do debate sobre resolução voltada ao direito de recusa terapêutica
  • 11-11-2019
    Evento
    Cremesp debate prevenção e combate à violência contra crianças e adolescentes em fórum da SPSP
  • 08-11-2019
    Regionais
    Médicos com mais de 50 anos de profissão são homenageados pelo Cremesp em São José do Rio Preto
  • 08-11-2019
    Educação médica
    Cremesp e faculdades de Medicina pedem divulgação prévia da relação de estudantes regularizados no Enade
  • Notícias


    29-01-2017

    Escolas médicas

    Código de Ética do Estudante de Medicina orienta sobre recepção de calouros


    Publicação que esclarece questões éticas fundamentais para o acadêmico
    de Medicina esta disponível para downloads

    O Código de Ética do Estudante de Medicina, publicado pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), orienta os estudantes a não participarem de forma ativa, ou conivente, de “trotes” ou recepção violenta. Além das orientações sobre a recepção de calouros, o Código aborda diversos temas da vivência diária do estudante, dentro e fora da universidade, adequando aos princípios norteadores da ética e da boa Medicina, que devem reger a prática acadêmica e profissional

    O Cremesp também  constituiu, em 2015, uma  Câmara Temática Interdisciplinar sobre a Violência nas Escolas Médica para a discussão de ações para a prevenção da violência entre os alunos de Medicina e promoção de uma cultura de tolerância e paz na área acadêmica.  Uma das orientações da  Câmara, que é coordenada pela conselheira  Katia Burle dos Santos Guimarães,  é a recepção humanitária e cidadã  de novos alunos que chegam às faculdades, visando a erradicação os “trotes” violentos. Composta por médicos e psicólogos ligados ao ambiente universitário, a Câmara também discute ações para desencorajar a violência em jogos e festas promovidos por centros acadêmicos ou agremiações esportivas.

    Confira abaixo um pouco mais de alguns temas discutidos no documento:
    •    Divulgação de assuntos médicos
    Os estudantes não devem participar de divulgação, em qualquer meio de comunicação, que fuja do caráter exclusivamente de esclarecimento e educação da sociedade.
    •    Relação com a indústria
    O acadêmico não pode receber, sob nenhuma condição, contribuição financeira ou publicitária de indústria farmacêutica, de órteses, próteses ou de equipamentos médicos.
    •    Redes sociais
    O artigo 41 proíbe a divulgação de conteúdo audiovisual de prática acadêmica que inclua pacientes, cadáveres ou animais, em qualquer mídia social, tanto as existentes quanto aquelas que venham a ser desenvolvidas.
    •    Ensino e pesquisa médica
    É direito do estudante participar do desenvolvimento de projetos de pesquisa. Um dos dois novos capítulos explicitam os limites éticos que devem ser seguidos no trabalho e no financiamento, acrescentando ainda informações sobre a utilização de terapia experimental – permitida quando aceita pelos órgãos competentes e com o consentimento do paciente ou seu representando legal.
    •    Relação entre alunos, preceptores e instituições
    O aluno tem o direito de receber sua carga horária e conteúdo curricular antecipadamente, e o dever de realizar o internato para conclusão do curso de Medicina.

    ORIENTAÇÕES
    Além disso, confira algumas orientações do Conselho, editadas pela Cam¬tivem, dirigidas aos alunos e às instituições, para uma boa prática de recepção aos primeiranistas de Medicina:
    1.    Conscientizar a instituição de ensino de que ela é a responsável pelo acolhimento dos estudantes e de seus pais no momento da recepção;
    2.    Distribuir o Código de Ética do Estudante de Medicina na semana de recepção aos ingressantes (acessível no site do Cremesp);
    3.    Estimular o apadrinhamento dos ingressantes pelos estudantes de segundo ano;
    4.    Ter um documento com assinatura dos estudantes responsáveis pela festa de recepção, entregue à direção da escola;
    5.    Providenciar uma lista de estudantes que se disponham a ser “Carona Solidária” e que essa lista seja encaminhada aos pais e à direção da escola;
    6.    Disseminar que o sucesso das festas de confraternização é incompatível com a prática conhecida como “open bar”;
    7.    Disponibilizar serviço de ouvidoria, autônomo e independente, preservando o anonimato e privacidade do reclamante;
    8.    Promover a realização de palestras sobre saúde mental do estudante de Medicina, levando informações aos alunos e seus pais.

    Acesse o exemplar online do Código de Ética do Estudante de Medicina.

    Tags: códigoéticaestudantemedicinacalouro.

    ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 137 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 9h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h


    ESTACIONAMENTOS : NOVOS CONVÊNIOS


    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2019 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 181 usuários on-line - 137
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior