Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 17-04-2024
    Nota de pesar
    O Cremesp lamenta a morte do médico sanitarista José da Silva Guedes
  • 15-04-2024
    1º Encontro de Perícias Médicas
    Cremesp aborda aspectos essenciais das perícias cível, criminal e previdenciária em evento inédito
  • 11-04-2024
    Homeopatia
    Livro materializa esforço do Cremesp e especialistas em promover a assistência humanizada
  • 09-04-2024
    Publicação
    Cremesp lança versão impressa de livro sobre Homeopatia com transmissão ao vivo pelo Youtube  
  • Notícias


    19-12-2016

    Marcos Boulos

    Quando a desinformação se torna questão de saúde

    Nas décadas de 70, 80 e 90, presenciei todo tipo de boataria e informação equivocada sendo propagadas como se fossem genuínas. Até mesmo os veículos profissionais de comunicação não estão isentos de embarcar em lendas urbanas. No entanto, quando essa prática alcança a área da saúde, os danos podem ser irreversíveis, colocando em risco a saúde pública.

    A revolta da vacina, no início do século passado, gerou uma onda de pânico, medo e desinformação, demonstrando como a ausência de diálogo somada ao autoritarismo e à violência dos agentes de saúde dificultaram a erradicação da varíola, uma das prioridades de Oswaldo Cruz.

    Será que hoje essa história se repetiria? Qualquer pessoa pode acionar os motores de busca (como Google ou Yahoo) para pesquisar diagnóstico e tratamentos. O problema é que tais serviços não fazem seleção entre as fontes. É por isso que muitos dos resultados de pesquisa médica podem não ser relevantes. Nos Estados Unidos, já é possível encontrar mecanismos de busca, que usam fontes revisadas e sites selecionados por especialistas, fornecendo a informação médica mais relevante e confiável. É o caso do healthline.com.

    No Brasil, os profissionais de saúde ainda buscam formas para responder publicamente e em tempo hábil à disseminação da desinformação e rumores durante eventos de saúde pública – vejam o caso grave da crise do Ebola, de 2014. É fundamental prever antecipadamente métodos mais eficazes, que sejam capazes de responder e contrariar informações erradas ou apoiar informações precisas.

    Antes de finalizar, destaco uma importante mudança no Jornal do Cremesp. Após vários anos sendo impresso em papel reciclado, ele volta a ser impresso em papel couchê branco certificado. Além da valorização estética das páginas, trata-se de um produto que obteve o selo Forest Stewardship Council (FSC), que certifica os papéis provenientes de florestas manejadas de forma ecologicamente correta, socialmente justa e economicamente viável.

    Desta forma, o Cremesp alia o compromisso ambiental, que beneficia trabalhadores e comunidades locais, com o conteúdo editorial do jornal, que valoriza os aspectos humanitários do exercício ético da Medicina.

    Diretor de Comunicação do Cremesp

    Artigo originalmente publicado no Jornal do Cremesp, edição 343, dezembro de 2016.

    Tags: saúdeinformação.

    ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 77 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 468 usuários on-line - 77
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.