Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 15-07-2024
    Conversa com Cremesp
    Cremesp realiza encontro com estudantes da Santa Casa de São Paulo e debate questões éticas da Medicina
  • 14-07-2024
    Julho verde
    Cremesp ilumina fachada da sede pelos 10 anos da campanha de prevenção ao câncer de cabeça e pescoço
  • 09-07-2024
    MEETING TRIBUTÁRIO MÉDICO
    Evento inédito discutirá incentivos fiscais e Reforma Tributária para médicos
  • 05-07-2024
    PMMA Defesa do Ato Médico
    Cremesp notifica Anvisa e pede suspensão cautelar imediata de comercialização, venda e distribuição de produtos com PMMA
  • Notícias


    29-11-2016

    Álcool na gravidez

    Presidente do Cremesp discute SAF com representantes da Justiça e da pediatria paulista


    Cremesp, SPSP e promotores de Justiça: ações conjuntas
    de prevenção e combate à SAF

     

    O presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), Mauro Aranha, reuniu-se com o presidente da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), Cláudio Barsanti, e os promotores de Justiça Jairo Edward de Luca e Carlos Eduardo Brechani para discutir ações conjuntas de prevenção e combate à Síndrome Alcóolica Fetal (SAF).

    Associada ao consumo de álcool durante a gestação, a SAF pode causar sérios e irreversíveis danos à saúde da criança, desde malformações congênitas faciais (dismorfias) e neurológicas a alterações comportamentais. Devido ao não estabelecimento de quantidade segura de álcool durante a gravidez, vários colegiados de especialistas do mundo recomendam que gestantes, e mesmo as mulheres que planejam a gravidez, não consumam bebidas alcoólicas. A doença é irreversível, mas evitável se os malefícios da exposição pré-natal a qualquer tipo e quantidade de bebida alcoólica puderem ser prevenidos.

    Aranha destacou que embora faltem evidências científicas suficientes em relação aos níveis de consumo de álcool nocivos ao concepto, por outro lado, também não existem evidências sobre os níveis seguros. “Dessa forma, muito pode ser feito se as instituições desenvolverem uma proposta conjunta sobre ações de enfrentamento da doença”, ponderou.

    O presidente da SPSP lembrou que a prevenção é fundamental no combate à SAF. A Sociedade de Pediatria de São Paulo lidera a campanha Gravidez Sem Álcool – apoiada pelo Cremesp –, que busca conscientizar sobre os riscos da ingestão de álcool durante a gestação. De acordo com Barsanti, a maioria dos médicos pós-natalistas também não sabem identificar as manifestações físicas clássicas da doença no nascimento.

    Os promotores de Justiça destacaram que o trabalho conjunto do Cremesp, Justiça e outras entidades médicas confere peso à iniciativa, o que resultará em ações efetivas para o combate à SAF, tanto no campo do direito normativo quanto da saúde.

    O Departamento Jurídico do Cremesp, por meio de seu superintendente, Osvaldo Pires Simonelli, que estava presente na reunião de 28/11, deverá elaborar, em conjunto com o MP, o esboço de uma proposta para a prevenção da SAF.

     

    Fotos: Osmar Bustos

     

    Tags: Pediatriasíndrome alcoólica fetalSAFálcoolgestantesgravidezpromotores de Justiçaprevenção.

    ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 242 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO

    Imagem
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 821 usuários on-line - 242
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.