Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 27-03-2024
    Ato Médico
    Cremesp leva à Polícia Civil e Anvisa farmacêutico que realizou e feriu paciente em procedimento estético
  • 25-03-2024
    Atualização profissional
    Cremesp lança segunda edição do Manual Melhores Práticas Clínicas na Covid-19
  • 25-03-2024
    Programa Mais Médicos
    Fiscalização do Cremesp encontra irregularidades em São Bernardo do Campo
  • 22-03-2024
    Acreditação de escolas
    Cremesp recebe SAEME-CFM para falar sobre qualidade do ensino médico
  • Notícias


    29-11-2016

    CEM

    CFM e Cremesp enfatizam necessidade de humanização da Medicina na revisão do Código


    Para Mauro Aranha (3º da esq. p/a dir.), a atualização dos preceitos éticos
    que regem a Medicina acompanha as mudanças da sociedade
    e precisam ser revistos periodicamente

     

    A revisão do Código de Ética Médica (CEM), em curso em todo o Brasil, deverá refletir as mudanças sociais ocorridas e os avanços tecno-científicos, com ênfase nos valores e princípios humanitários da profissão. Esta foi a tônica das manifestações dos Conselhos Federal (CFM) e Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), na abertura do Encontro das Regiões Sul e Sudeste para Revisão do CEM, realizado nesta terça-feira (29/11), na capital paulista. A mesa de abertura do evento contou com a presença do presidente do Cremesp, Mauro Aranha, do presidente do CFM, Carlos Vital, do conselheiro corregedor do CFM, José Fernando Vinagre, e do primeiro-secretário da Associação Médica Brasileira (AMB), Aldemir Humberto Soares.

    Para o presidente do Cremesp, a atualização dos preceitos éticos que regem a Medicina acompanham as mudanças da sociedade e, por isso, precisam ser revistos periodicamente. “A periodicidade das atualizações tem diminuído a cada nova revisão, indicando que as mudanças sociais vem acontecendo de maneira mais acelerada nos últimos tempos”, ressaltou Aranha. A penúltima revisão do CEM demorou duas décadas para ser realizada, de 1988 a 2009. Já a atual está em curso pouco mais de seis anos da última atualização, refletindo mudanças acentuadas na prática médica, promovidas, entre outros, pelos avanços tecno-científicos.

    Durante a conferência Código de Ética Médica - Paradigma Benigno Humanitário, presidida por Mauro Aranha, o CFM defendeu que a revisão do CEM deve seguir o caminho de “travessia do paternalismo hipocrático” para o de diálogo humanitário entre médico e paciente. Carlos Vital apresentou alguns indicadores de saúde do Brasil que apontam essas mudanças, dentre eles o perfil epidemiológico de algumas doenças e dados sobre o envelhecimento. O Encontro Sul/Sudeste analisou diversos temas, principalmente, no que se refere à autonomia do paciente, auditoria e perícia médica, invasão da Medicina por outras profissões e publicidade nas redes sociais, entre outros.


    Soares, Vital, Aranha e Vinagre durante o Encontro das Regiões Sul
    e Sudeste para Revisão do CEM

     


    SP analisou mais de 150 sugestões

    Iniciada em julho deste ano, a revisão do CEM vem sendo feita com a participação da categoria médica e de entidades da sociedade civil que podem encaminhar sugestões de mudanças pelo site do CFM. Cada Estado dispõe de uma Comissão Estadual, formada por conselheiros regionais que analisam as propostas enviadas no âmbito de sua jurisdição.

    A Comissão Estadual de São Paulo, composta por 14 conselheiros e representantes da Associação Paulista de Medicina e Sindicato dos Médicos de São Paulo, é coordenada pelo vice-presidente do Cremesp, Lavínio Nilton Camarim, que também participou do encontro desta terça-feira, juntamente com os conselheiros Renato Teixeira, Aizenaque Grimaldi e Katia Burle.


    O vice-presidente do Cremesp, Nilton Camarim (em primeiro plano),
    coordena a Comissão do Estado de São Paulo para análise das
    sugestões recebidas para a revisão do CEM
     


    O Cremesp recebeu mais de 150 sugestões para a revisão do CEM, enviadas por médicos, diretores técnicos, conselheiros e população em geral. De acordo com Camarim, a Comissão de São Paulo deve analisar, ainda, mais 180 propostas já recebidas, além de outras ainda deverão ser enviadas até o prazo final de encaminhamento. Para o vice-presidente, as discussões que estão em curso devem fluir de forma que ultrapassem o interesse dos médicos e atendam, também, os anseios da sociedade. Ele lembrou que as sugestões continuarão sendo recebidas até 31 de março de 2017. A previsão é de que o Código entre em vigor no próximo ano. Saiba como participar da revisão do CEM clicando AQUI.

     

    Fotos: Osmar Bustos

     

     

    Tags: CEMrevisãoencontroCFMCRMatualizaçãosugestão.

    ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 35 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 428 usuários on-line - 35
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.