Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 27-03-2024
    Ato Médico
    Cremesp leva à Polícia Civil e Anvisa farmacêutico que realizou e feriu paciente em procedimento estético
  • 25-03-2024
    Atualização profissional
    Cremesp lança segunda edição do Manual Melhores Práticas Clínicas na Covid-19
  • 25-03-2024
    Programa Mais Médicos
    Fiscalização do Cremesp encontra irregularidades em São Bernardo do Campo
  • 22-03-2024
    Acreditação de escolas
    Cremesp recebe SAEME-CFM para falar sobre qualidade do ensino médico
  • Notícias


    17-11-2016

    Sessão solene

    Cremesp homenageia médicos paulistas com mais de 50 anos de prática médica ética e humanizada


    Mauro Aranha, durante sua fala em homenagem a todos os colegas
    com trajetória profissional ética na Medicina


    Os médicos da Capital paulista, com mais de 50 anos de atividade profissional, foram homenageados pelo Cremesp no dia 17 de novembro, em cerimônia realizada no Centro de Convenções Rebouças. Ao destacar que a sua gestão dedica-se ao resgate do humanismo na Medicina, Mauro Aranha, presidente do Cremesp, lembrou a todos sobre a importância da humildade na profissão, reforçando que o aprendizado constante e a reformulação do que já foi aprendido devem ser imprescindíveis.  “Sinto-me à vontade para comemorar com esses médicos, muitos dos quais conheci e me acompanharam ao longo da minha vida, como acadêmico, residente de Psiquiatria e, algumas vezes, até mesmo como paciente”, disse Mauro Aranha, presidente do Cremesp, que participou da solenidade. O evento também contou com as presenças do conselheiro Clóvis Constantino (representando a Associação Paulista de Medicina - APM),  Gerson Salvador de Oliveira (Sindicato dos Médicos de São Paulo), Antonio Carlos Gomes da Silva (Academia de Medicina de São Paulo); e o ex-conselheiro da Casa, Luiz Alberto Bacheschi, que na ocasião, como orador convidado de todos os colegas presentes, também recebeu homenagem.


    Clóvis Constantino: "o exercício da Medicina jamais deixará
    de ser humanitário"

     

    Constantino realçou a importância daqueles que acompanham os jovens médicos em seus cursos de graduação e Residência médica, desempenhando as funções de educadores, muito mais do que simplesmente mestres das técnicas. "A visão do jovem que ingressa nos cursos de Medicina é diferente da que tínhamos quando escolhemos ser médicos, opção estritamente vocacional. Não podemos negar o avanço de nossa profissão em todos os sentidos, pois nossa arte é sobretudo uma ciência. Nossas bases são potencialmente científicas, mas a ação e o exercício profissional jamais deixará de ser humanitário”, afirmou.

    Oliveira elogiou especialmente as mulheres médicas presentes, pelos desafios que enfrentaram na época em que escolheram a Medicina como profissão. Ele lembrou o quanto os colegas homenageados vivenciaram as transformações da Medicina não apenas do ponto de vista científico, mas cultural, refletindo de maneira impactante na prática médica. "Acompanhar a precarização da área da Saúde torna extremamente desafiador o exercício da profissão, e acredito que a experiência desses médicos homenageados pode ajudar aqueles que estão se graduando a enfrentar todos esses desafios para oferecer uma Medicina melhor para a sociedade", comentou.

    Em seu discurso, Silva se mostrou indignado com a abertura de novos 71 cursos de Medicina, todos autorizados pelo Ministério da Educação e Cultura. Ele se mostrou receoso de que este tipo de comemoração, de reconhecimento aos colegas que realizaram sua trajetória profissional sem qualquer deslize na Medicina, não se repita com o passar do tempo. "Aqueles que escolheram ser médicos precisam contar com uma graduação de qualidade, com foco exclusivo no acolhimento ético e humanizado do paciente", acentuou.


     Para Bacheschi, orador dos colegas homenageados,
    "o acompanhamento da formação dos novos médicos
    é extremamente gratificante para todos nós"

     

    Orador e representante dos homenageados, Bacheschi lembrou com todos os desafios, mas também de alegria pela convivência com colegas e professores, pelas atividades acadêmicas e extra-acadêmicas. "É muito gratificante para nós, que acompanhamos a formação dos jovens na Residência Médica, participar dessa transição entre o tempo de estudante e o momento de assumir plenamente as responsabilidades profissionais."


    Veja a lista dos(as) médicos(as) homenageados(as):

    Para ter acesso ao álbum de fotos desta solenidade, clique AQUI

     

    Fotos: Osmar Bustos

     

     

    Tags: homenagemprofissãoMedicina50 anoséticahumanizaçãoacadêmicosformaçãocursosdiploma.

    ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 47 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 448 usuários on-line - 47
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.