Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 27-03-2024
    Ato Médico
    Cremesp leva à Polícia Civil e Anvisa farmacêutico que realizou e feriu paciente em procedimento estético
  • 25-03-2024
    Atualização profissional
    Cremesp lança segunda edição do Manual Melhores Práticas Clínicas na Covid-19
  • 25-03-2024
    Programa Mais Médicos
    Fiscalização do Cremesp encontra irregularidades em São Bernardo do Campo
  • 22-03-2024
    Acreditação de escolas
    Cremesp recebe SAEME-CFM para falar sobre qualidade do ensino médico
  • Notícias


    22-10-2016

    Bioética

    Método Konstanz é aplicado para discussão de dilemas éticos em treinamento do Cremesp


    Para o presidente do Cremesp "os dilemas éticos em Medicina
    devem considerar, além do interesse individual,
    também o interesse público"


    O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) realizou, em 22 de outubro, um treinamento sobre dilemas éticos em Medicina. Dirigido principalmente aos delegados do Cremesp da região metropolitana, a sessão, que era aberta ao público, também contou com a presença de médicos e outros profissionais.

    O presidente do Cremesp, Mauro Aranha, abriu o encontro destacando que, embora os processos de deliberação em geral tendam a adotar a lógica binária – verdadeiro ou falso –, “os dilemas éticos em Medicina, muitas vezes não seguem essa lógica” e devem considerar não apenas “o interesse individual, mas também o público”. Aranha declarou ainda que a sessão de treinamento era uma oportunidade de exercício e reflexão sobre os caminhos que levam o médico a tomar uma determinada decisão. A mesa de abertura contou também com a presença dos coordenadores das Delegacias Metropolitanas, Clóvis Francisco Constantino (organizador do evento), das Delegacias do Interior, Denise Barbosa e da Câmara Técnica de Bioética, José Marques Filho; e do delegado do Cremesp, Aluísio Marçal de Barros Seródio, que dirigiu a sessão de treinamento.

    Seródio, que também é professor e membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), submeteu um caso médico à discussão da plateia, aplicando o Método Konstanz de Discussão de Dilemas – conhecido como KMDD, sigla em língua inglesa –, desenvolvido pelo professor e pesquisador Georg Lind, da Universidade de Konstanz, na Alemanha. O KMDD é aplicado a partir de uma história real ou muito próxima da realidade, na qual os participantes são instados a identificar os conflitos existentes e tomar uma posição individual em relação ao caso. Posteriormente, os contrários e os favoráveis são divididos em dois grupos para fundamentar suas posições coletivamente. Na fase seguinte, os dois grupos debatem suas posições. Após os debates, cada grupo deve apontar quais são os melhores argumentos que sustentam a posição da equipe oposta. Na dinâmica do Método Konstanz, é esperado que alguns participantes mudem de opinião e de grupo durante a sessão, o que ocorreu com apenas um deles.


    Clóvis Constantino, Coordenador de Delegacias Metropolitanas
    e organizador do evento

     

    “Em uma discussão bioética, podemos entrar pensando de uma forma e sair de outra. É importante ter desprendimento para não nos sentirmos mal, quando somos convencidos de que o argumento do outro é o melhor”, destacou Clóvis Constantino.    

    O presidente do Cremesp e a coordenadora das Delegacias do Interior participaram de toda a dinâmica de grupo, em lados opostos. Denise Barbosa elogiou o evento e informou que o Cremesp também realizará o treinamento com delegados do Interior.

    Mauro Aranha encerrou o evento com uma analogia ao “princípio da incerteza” desenvolvido pelo filósofo Edgar Morin. “A Medicina, por mais evoluída que seja, também se baseia no imponderável. E ouvir outras decisões contribui para aumentar o nosso poder decisório”, observou. Ele citou ainda o conceito “o si mesmo como o outro”, do também filósofo Paul Ricœur em obra homônima. “Quanto mais a pessoa se deixar permear pelo outro, mais ela se aproxima de si mesma. Somente crescemos quando nos mostramos para o outro”, concluiu o presidente do Cremesp.

     

    Fotos: Osmar Bustos

     

    Tags: dilemas éticostreinamentodecisãoreflexão.

    Veja os comentários desta matéria


    Leitura proveitosa, particularmente no que se refere ao Método Konstanz, que propicia uma visão e abordagem úteis para a resolução de problemas éticos, tão comuns na prática médica diária.
    Henrique Josef

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 26 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 358 usuários on-line - 26
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.