Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 24-06-2024
    Evento
    Cremesp promove 1º Simpósio de Iniciação Científica para incentivo à pesquisa
  • 21-06-2024
    Vitória da Amdesp e da Ampetra
    Senatran revoga exigência de CNPJ para médicos e psicólogos credenciados junto ao órgão
  • 21-06-2024
    Fenol
    Cremesp ingressa na Justiça Federal e pede proibição da Anvisa para venda do produto a não médicos
  • 18-06-2024
    Araraquara
    Estudantes de Medicina da Uniara lotam auditório para assistir ao Conversa com o Cremesp
  • Notícias


    04-11-2016

    CAISM Vila Mariana

    Cremesp divulga Moção de Apoio ao Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental


    O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) manifesta seu apoio ao movimento “Unidos pelo Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental - CAISM Vila Mariana”, organizado por médicos, funcionários e pacientes da unidade, que pode ter seus serviços interrompidos devido a uma grave crise financeira e de gestão.

    Para o Cremesp, o fechamento desse serviço representa grande prejuízo à população assistida, além de comprometer sua importante função social, uma vez que o pronto-socorro da unidade presta assistência a todas as regiões da cidade, com um volume de atendimento superior a 11 mil pacientes por ano e realiza, aproximadamente, 10 mil consultas ambulatoriais mensais.

    “Vemos com extrema preocupação o iminente fechamento de um equipamento de saúde desse porte, que também é voltado ao aprimoramento profissional, sediando um dos maiores programas de residência médica do Estado de São Paulo, hoje com 61 residentes, e cursos de pós-graduação e graduação em Medicina, Fonoaudiologia, Enfermagem e Psicologia”, ressaltou o psiquiatra e presidente do Cremesp, Mauro Aranha. O local é sede do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo e serve como campo de estágio na área de saúde mental.

    O CAISM foi fundado em 30 de outubro de 1998, fruto da parceria entre a Santa Casa e a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, cabendo à Irmandade a administração e o funcionamento do hospital. Ali funcionam serviços de ambulatório, hospital-dia,  internação e emergência psiquiátrica, atendendo as especialidades de psiquiatria geral, infantil, forense, idosos, álcool e drogas, autismo, LGBT, entre outros.

    A Santa Casa de São Paulo, gestora do serviço, enfrenta uma crise financeira sem precedentes em sua história, que se intensificou no final de 2014, passando por readequação do quadro de funcionários, venda de imóveis desalugados e mudança de provedor.

    “O Cremesp é conhecedor da grave situação enfrentada pela Santa Casa, mas espera que a instituição encontre alternativas para superar este momento, sem que seja necessário impingir sofrimento e desassistência à população”, completou Aranha.

     

    São Paulo, 19 de outubro de 2016 

    Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo

     

    Tags: CAISMpsiquiatriasaúde mentalcentroaençãointegrada.

    ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 288 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 677 usuários on-line - 288
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.