Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 27-03-2024
    Ato Médico
    Cremesp leva à Polícia Civil e Anvisa farmacêutico que realizou e feriu paciente em procedimento estético
  • 25-03-2024
    Atualização profissional
    Cremesp lança segunda edição do Manual Melhores Práticas Clínicas na Covid-19
  • 25-03-2024
    Programa Mais Médicos
    Fiscalização do Cremesp encontra irregularidades em São Bernardo do Campo
  • 22-03-2024
    Acreditação de escolas
    Cremesp recebe SAEME-CFM para falar sobre qualidade do ensino médico
  • Notícias


    04-11-2016

    CAISM Vila Mariana

    Cremesp divulga Moção de Apoio ao Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental


    O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) manifesta seu apoio ao movimento “Unidos pelo Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental - CAISM Vila Mariana”, organizado por médicos, funcionários e pacientes da unidade, que pode ter seus serviços interrompidos devido a uma grave crise financeira e de gestão.

    Para o Cremesp, o fechamento desse serviço representa grande prejuízo à população assistida, além de comprometer sua importante função social, uma vez que o pronto-socorro da unidade presta assistência a todas as regiões da cidade, com um volume de atendimento superior a 11 mil pacientes por ano e realiza, aproximadamente, 10 mil consultas ambulatoriais mensais.

    “Vemos com extrema preocupação o iminente fechamento de um equipamento de saúde desse porte, que também é voltado ao aprimoramento profissional, sediando um dos maiores programas de residência médica do Estado de São Paulo, hoje com 61 residentes, e cursos de pós-graduação e graduação em Medicina, Fonoaudiologia, Enfermagem e Psicologia”, ressaltou o psiquiatra e presidente do Cremesp, Mauro Aranha. O local é sede do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo e serve como campo de estágio na área de saúde mental.

    O CAISM foi fundado em 30 de outubro de 1998, fruto da parceria entre a Santa Casa e a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, cabendo à Irmandade a administração e o funcionamento do hospital. Ali funcionam serviços de ambulatório, hospital-dia,  internação e emergência psiquiátrica, atendendo as especialidades de psiquiatria geral, infantil, forense, idosos, álcool e drogas, autismo, LGBT, entre outros.

    A Santa Casa de São Paulo, gestora do serviço, enfrenta uma crise financeira sem precedentes em sua história, que se intensificou no final de 2014, passando por readequação do quadro de funcionários, venda de imóveis desalugados e mudança de provedor.

    “O Cremesp é conhecedor da grave situação enfrentada pela Santa Casa, mas espera que a instituição encontre alternativas para superar este momento, sem que seja necessário impingir sofrimento e desassistência à população”, completou Aranha.

     

    São Paulo, 19 de outubro de 2016 

    Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo

     

    Tags: CAISMpsiquiatriasaúde mentalcentroaençãointegrada.

    ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 40 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 279 usuários on-line - 40
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.