Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 11-10-2024
    Presidência da República
    Cremesp se reúne com o ex-presidente Michel Temer para discutir importantes temas da Medicina
  • 10-10-2024
    Solenidade em Piracicaba
    Cremesp realiza entrega de carteiras médicas aos recém-formados da Anhembi Morumbi
  • 10-10-2024
    Edital
    Cremesp abre inscrições para o credenciamento de peritos grafotécnicos
  • 10-10-2024
    Atividade médica
    Cremesp realiza julgamento simulado com médicos de Limeira
  • Notícias


    16-10-2016

    Exame 2016

    Egressos apoiam iniciativa do Cremesp pela qualidade do ensino e ética da prática médica


    Mauro Aranha, entre Herrerias de Campos e Luna Filho, no local
    do Exame, realizado na capital paulista

     

    A aplicação do Exame do Cremesp foi aprovada pelos egressos consultados durante a realização da prova, no domingo (16/10). A maioria dos formandos ressaltou a importância da iniciativa como balizador da qualidade dos cursos de Medicina atualmente vigentes e, principalmente, considerou a prova fundamental para autoavaliar formação e desempenho. Foi consenso entre eles que o Exame foi bem elaborado, abrangendo questões práticas do dia a dia do médico e que ele deveria ser adotado por outros Estados, a exemplo de São Paulo.


    É consenso, entre a grande maioria dos presentes à prova,
    a importância da aplicação do Exame em outros Estados,
    a exemplo de São Paulo


    Nesta 12ª edição, 3.527 egressos prestaram a prova, que foi acompanhada pelo presidente do Cremesp, Mauro Aranha, pelo diretor 1º secretário e coordenador do Exame, Bráulio Luna Filho, e pelo conselheiro Carlos Alberto Herrerias de Campos. De acordo com Mauro Aranha, "o Exame se consolida, após 12 anos de pioneirismo e experiência, como paradigma de avaliação do ensino médico no País e se faz necessário de forma cada vez mais premente, considerando a abertura de mais de 37 escolas, sem critérios mínimos de qualidade e desconsiderando as necessidades epidemiológicas das localidades onde estão instaladas".

    Luna Filho destacou o número crescente de inscritos. "Este ano, tivemos um recorde de participantes, inclusive de outros Estados. E aqueles que não obtiveram um bom desempenho na prova do ano passado tiveram a chance de refazê-la, comprovando a importância do Exame e o interesse dos graduados na autoavaliação para o bom exercício da Medicina", destacou.


    A 12ª edição do Exame do Cremesp contabilizou um
    número recorde de inscrições


    Realizado anualmente desde 2005, o Exame é aplicado por meio de teste cognitivo, abrangendo as áreas essenciais da Medicina, com ênfase nos conteúdos básicos imprescindíveis ao bom exercício profissional.  A participação é facultativa e não está condicionada à obtenção do registro profissional.  Atualmente, 44 escolas médicas funcionam no Estado de São Paulo, sendo que 30 possuem turmas que se formam até o final de 2016.
     


    Importância de mercado

    Várias instituições, a partir de 2015, passaram a considerar a participação no Exame do Cremesp como um dos critérios de seleção para contratação de médicos, entre elas a Secretarias Municipal e Estadual de Saúde, os hospitais Albert Einstein e Sírio-Libanês, participantes da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), Unimeds de Ribeirão Preto, Santos, Jundiaí, Presidente Prudente, Botucatu, Bauru, Alta Mogiana (Hortolândia, Sales Oliveira, Morro Agudo, São Joaquim da Barra, Nuporanga e Ipuã) e Norte Paulista (Aramina, Buritizal, Guará, Igarapava, Ituverava e Miguelópolis). O Exame também será considerado para ingresso nos programas de Residência Médica nas Faculdades do ABC, de São José do Rio Preto, Unifesp, Santa Casa de SP e Santo Amaro (Unisa), PUC (Campinas) e Hospital do Servidor Público Estadual (Iamspe).

     

    Fotos: Osmar Bustos e Gabriela Miranda

     

    Tags: Exame do Cremespprovaavaliaçãoegressosediçãoinscritos.

    ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 75 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO

    Imagem
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 620 usuários on-line - 75
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.