Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 26-10-2021
    Defesa do Ato Médico
    Conselho Regional de Biomedicina acolhe denúncia do Cremesp
  • 25-10-2021
    Evento
    Cremesp celebra Dia do Médico e inaugura Memorial em homenagem aos médicos falecidos pela covid-19
  • 22-10-2021
    Cuidados Paliativos
    Qualidade e Segurança do Paciente
  • 22-10-2021
    Edição n° 96
    “A pandemia da pandemia” é tema da nova edição da Ser Médico
  • Notícias


    09-11-2016

    Humanização da Medicina

    No Dia do Médico, comemorado em 18/10, Cremesp lançou a campanha “O calor humano também cura”

    O Dia do Médico, celebrado em 18 de outubro, foi a data escolhida pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) para o lançamento de uma campanha pela humanização da Medicina. Com o mote “O calor humano também cura”, a ação pretende enaltecer a vocação humanitária do médico e fortalecer a relação entre estes profissionais e seus pacientes, um dos pilares da Medicina.

    As peças da campanha ressaltam, por meio de filmes, anúncios e banners, que o médico é especialista em pessoas e que o toque, o olhar e a conversa são tão essenciais para a Medicina quanto a evolução tecnológica.

    Outra preocupação do Conselho, diante da realidade enfrentada pelos profissionais da Medicina, é o compromisso em seguir trabalhando por melhores condições de trabalho, por políticas de planos de saúde mais justas e por uma medicina cada vez mais eficiente.

    Em 2015, o Cremesp divulgou a pesquisa Percepção da Violência na relação médico-paciente, com médicos e com a população, realizada pelo Datafolha. A pesquisa indicou que, tanto para os médicos quanto para a população, o fator desencadeante da violência está na sobrecarga do sistema público de saúde, nas más condições de atendimento, com quantidade insuficiente de médicos, de medicamentos, de aparelhos e de leitos.

    Preocupado com essa tendência, o Cremesp, pretende, com esta campanha, reforçar que a qualidade da relação médico-paciente não pode sucumbir às crises que ameaçam a saúde no Brasil, pois a partir desse encontro é que se torna possível estabelecer a confiança necessária para a cura da enfermidade e a plena realização profissional. A campanha ficará disponível, também, no site exclusivo da campanha: http://toqueaqui.cremesp.org.br/ e na página oficial do Cremesp: www.facebook.com/CREMESP.

    Tags: DiaMédicocampanhahumanização.

    Veja os comentários desta matéria


    Cada vez que agregamos mais tecnologia no atendimento médico, a tendência é que cada vez mais a coloquemos entre nós e nosso paciente, nos afastando assim dos princípios Hipocráticos que regem a nossa profissão,como colher uma boa anamnese e fazer um exame físico completo. Pois com essas atitudes básicas da boa prática da nossa profissão, conseguiremos conversar, tocar e dar a devida e necessária atenção a quem nos procura. Quem nunca ouviu de um professor que uma boa anamnese é 70% do diagnóstico e um bom exame físico é 30% do diagnóstico? Pois é, a soma é 100%, sendo os exames complementares (tecnologia), solicitados apenas para justificar a nossa incompetência em conversar, tocar e dar atenção ao nosso paciente. Portanto, essa campanha vem em boa hora, valorizando a verdadeira arte médica, a do diagnóstico clínico baseado em evidências semiológicas, com a humanização do atendimento, nos diferenciando assim dos demais profissionais da saúde que tanto invadem a nossa atividade.
    André Lacerda
    Zeitgeist: a humanização da prática médica é o espírito de nosso tempo. O ser humano voltando a ser o centro da atenção médica, através da valorização da relação médico-paciente e dos valores e expectativas do paciente. O compartilhamento da tomada de decisões e o uso ponderado e individualizado da tecnologia diagnóstica e terapêutica. Parabéns para o Cremesp por trazer estas questões à tona através desta campanha.
    José Carlos Campos Velho

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 60 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2021 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 279 usuários on-line - 60
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior