Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 17-04-2024
    Nota de pesar
    O Cremesp lamenta a morte do médico sanitarista José da Silva Guedes
  • 15-04-2024
    1º Encontro de Perícias Médicas
    Cremesp aborda aspectos essenciais das perícias cível, criminal e previdenciária em evento inédito
  • 11-04-2024
    Homeopatia
    Livro materializa esforço do Cremesp e especialistas em promover a assistência humanizada
  • 09-04-2024
    Publicação
    Cremesp lança versão impressa de livro sobre Homeopatia com transmissão ao vivo pelo Youtube  
  • Notícias


    27-09-2016

    Juquery

    Presidente do Cremesp visita centenário complexo hospitalar que está em processo de desativação em SP


    Aranha e Maria Alice conversam com pacientes remanescentes do Juquery

    O presidente do Cremesp, Mauro Gomes Aranha, visitou em 14/09 o Complexo Hospitalar do Juquery, centenária instituição que faz parte da história da psiquiatria do País, localizada no município de Franco da Rocha. Fundado em 1898, inicialmente como Asilo de Alienados e Hospital Colônia, chegou a ter mais de 14 mil internos no passado, mas atualmente tem apenas 119 pacientes nessa condição. Em 118 anos de história, o Juquery passou e continua passando por mudanças, tanto estrutural quanto assistencial, sendo alvo de debates durante todo o transcurso.

    O atendimento a pacientes internados está em processo de desativação, com poucas unidades e equipes em atividade. “Atualmente, o Juquery funciona mais como uma instituição de abrigamento”, afirmou a psiquiatra Maria Alice Scardoelli, coordenadora de saúde mental do complexo. Além de  Maria Alice, Mauro Aranha  foi recebido pelo diretor de projetos e acervo Pier Paolo Bertuzzi Pizzolato. A visita também foi acompanhada pela jornalista e educadora Regiane Mendes, assessora técnica da Secretaria Municipal de Educação de Franco da Rocha que desenvolve pesquisa sobre Osório César, médico que trabalhou no Juquery entre 1925 e 1955.

    O presidente do Cremesp conheceu as unidades de atendimento aos pacientes ainda internados, ocasião em que conversou com alguns deles. A grande maioria é idosa, remanescente do período anterior à luta antimanicomial, iniciada no final da década de 70 pela mobilização dos profissionais de saúde mental e que culminou na Lei da Reforma Psiquiátrica (10.216/2011).

    De acordo com Maria Alice, esses pacientes não puderam ser reinseridos socialmente devido à ausência de familiares e, em muitos casos, por serem doentes crônicos que não dispõem de retaguarda adequada em outros serviços. 

    Museu Osório César

    A visita incluiu, também, o Museu Osório César, que integra o complexo. Médico anatomopatologista com formação em psicanálise na Europa, Osório César foi um influente crítico de arte, precursor dos estudos sobre arte e loucura no País, fundador e primeiro diretor da Escola Livre de Artes Plásticas, que funcionou no Juquery entre 1956 e 1970.

    Nesse percurso, Aranha também foi acompanhado pelo diretor técnico Glalco Cyriaco que mostrou o que restou do conjunto de obras de arte feitas por pacientes e colaboradores da Escola de Artes.


    Aranha é informado sobre situação do hospital que tem apenas 119 pacientes internados
     

    O acervo do museu é ainda constituído de documentações médicas e peças anatômicas como órgãos e ossos. O presidente do Cremesp examinou alguns prontuários, dentre eles o da primeira paciente internada na instituição.  “Além da abrangência cultural, a documentação do museu é representativa do ideário da psiquiatria brasileira em diferentes períodos da história”, comentou Aranha. “Os registros e o conjunto arquitetônico do Juquery permitem acompanhar a história da política assistencial, das classificações diagnósticas e indicações terapêuticas em saúde mental”, completou.

    Aranha conheceu também alguns prédios desativados e parcialmente ativos da antiga instituição. O extenso conjunto arquitetônico do Juquery é composto por quase cem edificações, construídas em diferentes períodos, que incluem vila de médicos, colônias e pavilhões de trabalho, entre outros. A maior parte do que foi o complexo ainda é propriedade do Estado, mas sua administração atualmente está dividida em um xadrez difuso entre as secretarias da Saúde, Meio Ambiente, Justiça e Segurança Pública. Na mesma área em que foi instalado o Parque Estadual do Juquery, em 1993, como reserva ambiental para fins científicos, culturais, educativos e recreativos, também, foram edificados conjuntos do sistema prisional, como o Centro de Detenção Provisória e a Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente – Fundação Casa, entre outros.

    Na próxima edição da Revista Ser Médico será publicada uma matéria ampliada sobre o Complexo Hospitalar do Juquery.

     

    Fotos: Osmar Bustos

     

    Tags: presidenteCremespJuqueryvisita.

    ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 76 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 364 usuários on-line - 76
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.