Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 03-07-2020
    Nota de pesar
    Missa de 7º dia do médico Clovis Saverio de Luca será no dia 4 de julho, na capital paulista
  • 02-07-2020
    5Minute Consult
    Médicos de São Paulo terão acesso à plataforma de Medicina baseada em evidências
  • 02-07-2020
    Anuidade 2020
    Pessoas físicas podem efetuar pagamento integral ou parcelado em até 5 vezes com acréscimos legais
  • 30-06-2020
    Câmara dos Deputados
    Cremesp pede urgência na votação de PL que torna mais rígida pena por atos de violência contra médicos
  • Notícias


    01-09-2016

    Capem

    Avaliação seriada estabelecida pelo MEC/GM foi pauta de reunião na sede do Cremesp em 29/7


    Membros do Capem: encontro avaliou Portaria do MEC que institui avaliação
    seriada dos acadêmicos de Medicina

     

    A Portaria  MEC/GM nº 982, que institui a Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (ANASEM), publicada no Diário Oficial da União deste 26 de agosto de 2016, foi um dos temas discutidos em reunião entre os membros do Centro de Avaliação Permanente do Ensino Médico (Capem), ocorrida na segunda-feira, 29 de agosto de 2016.

    A legislação ora em vigor, e que revoga a Portaria anterior (MEC/GM nº 168, de 1/4/2016), institui a avaliação acadêmica dos alunos de Medicina dos 2º, 4º e 6º anos, mas deixa algumas questões importantes em aberto, como por exemplo, a frase citada no parágrafo 2: "A ausência de inscrição e/ou participação dos estudantes e/ou cursos na avaliação ensejará na aplicação de penalidades cabíveis, nos termos da legislação vigente." Foi consenso entre os presentes a falta de informação complementar definindo as "penalidades cabíveis" neste caso. Outro ponto questionado na reunião sobre a Portaria foi o fato dela não especificar o que acontece com o acadêmico que não obtiver desempenho satisfatório nas avaliações, principalmente naquela realizada pelos formandos, ou seja, alunos do 6º ano.

    Citando a 12ª edição do Exame do Cremesp, que será aplicado em 16 de outubro, Bráulio Luna Filho, diretor primeiro-secretário do Cremesp e coordenador do Exame, aproveitou o encontro para anunciar que os formandos de 2014 e 2015 que pretendem melhorar seu desempenho na prova ou que, por alguma razão, não a tenham realizado nos respectivos períodos, podem realizar a avaliação deste ano.

    Luna Filho afirmou que não há qualquer conflito entre o Exame do Cremesp e a Portaria do MEC, e que a participação dos recém-graduados do Estado de São Paulo na avaliação anual do Conselho continua sendo facultativa e não condicionada à obtenção do registro profissional, embora a participação no Exame tenha obtido valor de mercado a partir de 2015, quando várias instituições passaram a considerá-lo como um dos critérios de seleção para Residência Médica e para a contratação profissional.

    Além de Luna Filho, também participaram deste encontro Renato Azevedo Júnior, José Eduardo Lutaif Dolci, Joaquim Edson Vieira, Marcel Jun Sugawara Tamaoki e Osvaldo Pires Simonelli.  



    Em tempo

    Uma proposta de convênio entre o Cremesp, Sírio Libanês e o National Board of Medical Examineer (NBME), cujo teste inclui Avaliação Básica (Step 1) e Clínica (Step 2), será apresentada e discutida com representantes de universidades paulistas, do Sírio Libanês e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), além dos membros do Capem, já convidados a participar de encontro agendado para 12 de setembro, às 17 horas, na sede do Conselho na Luiz Coelho.
     


    Veja também:


    CAPEM - Encontro de 1º de julho apresentou e discutiu novas perspectivas para avaliação acadêmica em Medicina

    Avaliação acadêmica - CFM e CRMs realizam debate sobre o exame de egressos

     

     

    Tags: capemavaliaçãoensino médicograduaçãoexame.

    ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 350 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 9h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h


    ESTACIONAMENTOS : NOVOS CONVÊNIOS


    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2020 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 128 usuários on-line - 350
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior