Encontro do Cremesp com diretores técnicos e clínicos:
exposição de problemas e sugestão de propostas
A crise econômica do País vem acarretando um crescimento ainda maior no número de pessoas que procuram os atendimentos públicos à Saúde, sistema que já vem sofrendo há anos com superlotação, falta de financiamento e problemas de gestão. A atual conjuntura, além de provocar mais dificuldade para a população ter acesso à Saúde, coloca o profissional médico em risco de cometer eventuais infrações ético-profissionais. Por sua vez, os diretores técnicos e clínicos, principalmente de hospitais públicos, se veem em uma posição difícil porque precisam fazer mais com menos recursos. Diante desse quadro, o Cremesp reuniu esses profissionais para uma reunião em sua sede, no dia 22 de agosto, visando que eles exponham suas necessidades e proponham soluções para o problema.
“A situação nos preocupa porque o médico regulador corre risco maior de infringir o Código de Ética-Profissional não por dolo, mas por alguns condicionantes, entre eles jornadas estressantes, falta de materiais hospitalares, conflitos com pacientes e familiares causados pela superlotação dos prontos-socorros, diminuição contingencial de leitos e serviços etc”, disse Mauro Aranha, presidente do Cremesp, que comandou a reunião ao lado dos conselheiros Adamo Lui Netto e Carlos Alberto Herrerias de Campos e de Marcelo Mercadante, diretor clínico da Santa Casa e delegado do Conselho. Aranha ressaltou que a intenção é atuar preventivamente, tendo como foco a sociedade e não somente o risco de os colegas serem denunciados no Cremesp.
Os diretores clínicos presentes relataram situações de dificuldade em relação ao atendimento de procedimentos eletivos, que acabam se tornando urgência em decorrência do tempo de espera na fila, à falta de leitos, às situações recorrentes nos prontos-socorros públicos, incluindo contingenciamento, e formas com que cada um tem enfrentado a falta de recursos.
O grupo presente se comprometeu a compilar dados estatísticos de produção que expressarão o pagamento a menos pelo SUS, agravando a sustentabilidade do atendimento em seus hospitais.
Fotos: Osmar Bustos
Tags: SUS, sistema público de saúde, diretores, clínicos. técnicos, problemas, reunião, infração, financiamento, gestão.
|