Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 27-03-2024
    Ato Médico
    Cremesp leva à Polícia Civil e Anvisa farmacêutico que realizou e feriu paciente em procedimento estético
  • 25-03-2024
    Atualização profissional
    Cremesp lança segunda edição do Manual Melhores Práticas Clínicas na Covid-19
  • 25-03-2024
    Programa Mais Médicos
    Fiscalização do Cremesp encontra irregularidades em São Bernardo do Campo
  • 22-03-2024
    Acreditação de escolas
    Cremesp recebe SAEME-CFM para falar sobre qualidade do ensino médico
  • Notícias


    22-08-2016

    Alerta Epidemiológico

    Trânsito de estrangeiros por Viracopos gera informe sobre febre amarela


    A Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, através do Departamento de Vigilância em Saúde (DEVISA), divulgou, neste 8 de agosto de 2016, um alerta epidemiológico para os profissionais de saúde da região frente ao cenário epidemiológico atual de surto de febre amarela em Angola e na República Democrática do Congo e ao trânsito de viajantes pelo Aeroporto Internacional de Viracopos por conta dos Jogos Olímpicos.

    O documento apresenta orientações aos médicos e profissionais da saúde quanto às condutas a serem adotadas frente aos possíveis casos suspeitos não somente de febre amarela, mas também de malária, em razão do significativo trânsito de viajantes brasileiros e estrangeiros entre o Brasil e aqueles países.

    De acordo com as orientações do Devisa, são considerados casos suspeitos de febre amarela “indivíduos, não vacinados ou com estado vacinal ignorado contra febre amarela, que apresentem quadro febril agudo (de até 7 dias), de início súbito, acompanhado de icterícias e/ou manifestações hemorrágicas, residente ou procedente de área de risco para febre amarela ou de locais com ocorrência de epizootias em primatas não-humanos ou isolamento do vírus em vetores nos últimos 15 dias”.

    A vigilância de casos suspeitos de febre amarela inclui a notificação compulsória em menos de 24 horas à autoridade sanitária local e o preenchimento da Ficha de Investigação Epidemiológica do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).

    O documento também alerta para o fato de algumas regiões do Brasil e de diversos países serem consideradas endêmicas para malária: "nesse contexto se insere Angola, país que passa por situação de surto de febre amarela urbana e com o qual o Brasil apresenta estreitas relações econômicas e diversas modalidade de cooperação internacional, com significativo fluxo de viajantes entre os dois países", especifica o Devisa.

    Importante lembrar que a febre amarela e a malária podem apresentar síndromes clínicas semelhantes, e por essa razão deve-se dar especial atenção durante o atendimento de pacientes egressos de Angola e outras áreas endêmicas para malária para averiguar o estado vacinal contra febre amarela do paciente.

     

    Consulte a íntegra do Alerta Epidemiológico - FEBRE AMARELA

     

    Fonte: Secretaria Municipal de Saúde de Campinas/Departamento de Vigilância em Saúde (DEVISA)

    Foto: http://www.viracopos.com/

    Tags: febre amarelamaláriaalertaCampinasViracoposendemiasvigilância em saúdeCongoAngola.

    ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 43 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 365 usuários on-line - 43
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.