Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 27-03-2024
    Ato Médico
    Cremesp leva à Polícia Civil e Anvisa farmacêutico que realizou e feriu paciente em procedimento estético
  • 25-03-2024
    Atualização profissional
    Cremesp lança segunda edição do Manual Melhores Práticas Clínicas na Covid-19
  • 25-03-2024
    Programa Mais Médicos
    Fiscalização do Cremesp encontra irregularidades em São Bernardo do Campo
  • 22-03-2024
    Acreditação de escolas
    Cremesp recebe SAEME-CFM para falar sobre qualidade do ensino médico
  • Notícias


    19-07-2016

    Nota de pesar

    Consternados, informamos que a Bioética perde o professor Marco Segre


    Marco Segre, um dos grandes nomes da Bioética brasileira, faleceu neste 19 de julho, na Capital.

    Querido por muitos, o professor Segre, como era conhecido, foi Conselheiro do Cremesp de 1993 a 2003. Neste período, ocupou a diretoria da Casa em três ocasiões: entre 1993 e 1995, como diretor do departamento Jurídico; de 2000 a 2002, diretor vice-Presidente e de 2002 a 2003, retornou ao departamento Jurídico.

    Defensor constante do princípio da Autonomia, em especial, no contexto de atendimentos médicos, Segre foi criador e primeiro coordenador da Câmara Técnica Interdisciplinar de Bioética do Cremesp, além de um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Bioética (SBB), entidade na qual também ocupou o cargo de Presidente.

    Alguns passos de sua trajetória

    Médico formado pela Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), professor emérito da mesma faculdade e sanitarista pela Faculdade de Saúde Pública da USP, o professor Segre dedicou as últimas três décadas de trabalho quase exclusivamente ao campo da Bioética.

    Autor de vários livros e capítulos de livros voltados ao tema, ganhou o prêmio Jabuti de literatura de 1996, na categoria Ciências Sociais e Medicina, pelo livro Bioética (Editora Edusp), organizado ao lado do também professor de Bioética da Usp, Cláudio Cohen.

    Participou também da organização do livro Iniciação à Bioética, do Conselho Federal de Medicina (CFM), em 1998, entre vários outros.



    Alguns pensamentos expressados pelo professor Segre

    (em entrevista dada ao Centro de Bioética, no ano de 2006. Vide integra AQUI)

    - Em termos conceituais, filosóficos, a condição de autonomia plena é utópica, porque todos nós, em todas as fases da vida, sofremos grande quantidade de influências. A começar pelo nosso DNA, que nos condiciona em vários aspectos, além de nossas próprias experiências individuais.

    - Nunca uso “ética” como adjetivo. Ético ou antiético. De acordo com determinados fatores culturais, o que para alguns pode ser ético, para outros não, da mesma forma que a autonomia e seus limites vão se definir de acordo com a sociedade, entendimento, cultura...

    - Prefiro usar o termo “ético” como substantivo. Isto é, uma área de reflexão sobre valores. Tanto que denomino Ética da Reflexão Autônoma.

    - (o início e o fim da vida) são apenas de momentos da evolução da vida. Para fins de relacionamento humano o que vale é o olho no olho, como dizia Mário Covas. É procurar construir parceria com sintonia, empatia e solidariedade com o doente, tentando, o quanto possível, decidir-se pelo melhor.

     

    Por Centro de Bioética do Cremesp

     

     

    Tags: Segrefalecimentobioética.

    Veja os comentários desta matéria


    Alguns mestres nos marcam mais que outros... Querido Professor Segre, tive a honra de ser sua aluna, e de aprender não só sua matéria, mas sua posição serena e alegre em relação à vida e a todos. Descanse em paz e continue zoando todo mundo aí em cima...
    Claudia Florio
    Meus sentimentos aos familiares.
    Benedito de Pina Almeida Prado Júnior

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 18 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 338 usuários on-line - 18
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.