NOTÍCIAS
Últimas Notícias
Evento científico
Cremesp participa de debates na Jornada Paulista de Cirurgia Plástica
Expediente
Conselho não terá atendimento no feriado e expediente será retomado na sexta-feira (05/06/26)
Defesa da Medicina
Cremesp e CFM unem esforços para combater calotes e fortalecer a valorização dos médicos
4º Edição
Congresso de Medicina do Cremesp reafirma a centralidade da ética na profissão
Notícias
|
14-07-2016 |
Urgência/Emergência |
Cremesp, Coren-SP, Samu e Grau discutem propostas para normatizar e qualificar o atendimento pré-hospitalar |
|
Mauro Gomes Aranha de Lima, presidente da Casa, e o conselheiro Renato Françoso Filho, coordenador da Câmara Técnica de Urgência e Emergência do Cremesp, receberam para o encontro, realizado neste 12 de julho, Fabíola de Campos Braga Mattozinho, presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Estado de São Paulo (Coren-SP); Marisa Malvestio, representante do Ministério da Saúde (MS); Vagner Urias e Anailde Pereira de Castro (Samu); Carlos Eid (CRM-MS); Maísa Pereira Santos (Grau), e Luís Carlos Oliva de Paula (Samu-SP). Sulim Abramovici e Claus Robert Zeefried, membros da CT de Urgência e Emergência do Conselho, também estiveram presentes. Foi lembrado pelos participantes que, em razão da falta de profissionais médicos nas unidades do Samu e do Grau, os profissionais de enfermagem têm atuado no Suporte Intermediários de Vida (SIV), embora a Portaria nº 2.048/2002 determine que a regulação de urgências e emergências seja feita por médicos. Mauro Aranha sugeriu "a criação de um grupo de trabalho estruturado, capaz de operacionalizar os temas das discussões das reuniões e fomentar a capacitação profissional, envolvendo inclusive o Grau e o Samu." De acordo com Marisa Malvestio, "reconhecer as dificuldades no relacionamento entre os atores do cuidado emergencial da saúde, definir escopo de procedimentos e do atendimento, e treinar os profissionais envolvidos no acolhimento do paciente são etapas que podem, e devem, ser estabelecidas." Foi consenso entre os presentes que falta um posicionamento efetivo sobre a estrutura de competência de cada um dos profissionais envolvidos no atendimento de urgência. Françoso propôs convidar representantes das universidades que graduam profissionais que atuam na urgência para questionar as formas do atendimento emergencial, o perfil técnico que esse profissional deve ter em razão da exposição constante ao estresse, e a própria grade curricular do curso, responsável por habilitar esse profissional para o atendimento. Todos enfatizaram o marco histórico desses encontros entre Cremesp, Coren e representantes do Samu e do Grau não apenas para a interação entre as instituições na busca pelo exercício profissional pleno e ético dos atores da Saúde, mas principalmente considerando os pacientes, que necessitam do atendimento pré-hospitalar emergencial rápido e competente. Nova reunião do grupo foi agendada para 16 de agosto, na sede do Cremesp da Luis Coelho. Veja também: Urgência/Emergência Fotos: Osmar Bustos |






