Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 07-11-2024
    Honraria
    Cremesp inicia a entrega dos diplomas de 10 e 25 anos de profissão aos médicos de São Paulo
  • 06-11-2024
    Evento inédito
    Cremesp discutirá amaurose pós preenchimento facial realizado por profissionais não habilitados
  • 04-11-2024
    Registro de empresas médicas
    Documentos para alteração de PJ passam a ter preenchimento exclusivamente na Área da Empresa do site
  • 01-11-2024
    Fórum de tecnologia
    Cremesp debate utilização de IA e desafios éticos de sua aplicabilidade em Medicina
  • Notícias


    04-07-2016

    Acadêmicos

    Câmaras Temáticas debatem violência na Medicina e caminhos para combatê-la


    Nívio e Kátia: encontro com residentes e membros do Camtivem
    e da CT do Médico Jovem do Cremesp 

     

    Debater a violência que permeia as relações acadêmicas e estruturar um caminho para o que o Cremesp possa, efetivamente, realizar um trabalho com os recém-formados – desde o início da formação médica até os programas de Residência – foi o foco do encontro entre residentes e membros da Câmara Temática Interdisciplinar sobre Violência nas Escolas Médicas (Camtivem) e da Câmara Temática do Médico Jovem do Cremesp, em 1º de julho, na subsede Vila Mariana do Conselho.

    “Queremos ouvir o que os residentes têm a dizer a respeito da violência nas escolas e no ambiente de trabalho”, disse Kátia Burle dos Santos Guimarães, coordenadora da Camtivem, durante a abertura do encontro. Segundo ela, a criação de câmaras temáticas sobre a violência e o médico jovem revela a preocupação do Conselho pelo exercício profissional ético da Medicina. “Nada melhor do que cuidar, desde a época de formação, para que o estudante leve esses princípios para o campo profissional”, declarou.

    A plateia formada por residentes e membros de suas entidades representativas, entre elas a Associação Médica dos Médicos Residentes do Estado de São Paulo (Ameresp) e a Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR), falou sobre os tipos mais frequentes de violência, que se manifestam nas relações entre os estudantes de Medicina, entre eles, trotes, casos de assédio moral e sexual e os jogos Intermed. “Ao invés de congraçamento, o que temos assistido são momentos de violência”, afirmou Kátia.

    Os residentes observaram que é crescente os casos de violência nas relações entre coordenadores dos serviços médicos e os residentes, com relatos bastante graves de assédio moral e sexual.

    Kátia também lembrou os inúmeros casos de agressões contra os profissionais da saúde, conforme relata pesquisa de violência feita pelo Cremesp. “Temos visto esse absurdo crescente de violência contra os médicos e os profissionais de saúde, e o Cremesp vem alertando a população, por meio de campanhas, para conter a violência.”

    Para o coordenador da Câmara Temática do Médico Jovem, Nívio Lemos Moreira Júnior, os encontros promovidos pelas câmaras permitem que as discussões sobre violência se ampliem para fora do Conselho; e envolvam tanto os residentes como os jovens médicos. “A questão da violência não pode ser debatida isoladamente, mas de forma integrada, entre médicos, estudantes e residentes, para criarmos uma cultura nova e agir preventivamente, sem ter de punir o colega por uma questão moral”, afirmou Nívio.

     

     

     

    Fotos: Gabriella Miranda

     

    Tags: médico jovemviolênciaescolas médicasegressostrotes.

    ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 126 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO

    Imagem
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 500 usuários on-line - 126
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.