Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 24-06-2024
    Evento
    Cremesp promove 1º Simpósio de Iniciação Científica para incentivo à pesquisa
  • 21-06-2024
    Vitória da Amdesp e da Ampetra
    Senatran revoga exigência de CNPJ para médicos e psicólogos credenciados junto ao órgão
  • 21-06-2024
    Fenol
    Cremesp ingressa na Justiça Federal e pede proibição da Anvisa para venda do produto a não médicos
  • 18-06-2024
    Araraquara
    Estudantes de Medicina da Uniara lotam auditório para assistir ao Conversa com o Cremesp
  • Notícias


    27-06-2016

    Residência Médica

    Ameresp ingressa com ação judicial para obter aumento das bolsas, já publicado em DOU


    A negativa do governo do Estado em relação ao aumento das bolsas de residentes vem resultando em diversas articulações da diretoria da Associação dos Médicos Residentes do Estado de São Paulo (Ameresp) para a viabilidade do reajuste, incluindo uma ação judicial. O reajuste havia sido determinado pela Portaria Interministerial nº 3, de 16 de março de 2016, publicado no Diário Oficial do Estado no dia seguinte.

    A Ameresp realizou reuniões envolvendo a Coordenação da Residência Médica da Secretaria de Estado de Saúde de SP (SES-SP), a Coordenação de Recursos Humanos do Governo do Estado de SP, a Assessoria do Gabinete do secretário de Estado da Saúde e, por fim, o próprio secretário de Saúde do Estado de São Paulo, David Uip, mas ainda não houve avanços.

    Na reunião com Uip, ele relatou a histórica oposição, desde 2015, ao aumento do valor das bolsas, por impossibilidade de cumprimento do acordo por parte do Estado de São Paulo. O secretário alegou que há 6.652 bolsas no Estado de São Paulo, o que acarretaria impacto no orçamento de, aproximadamente, R$ 28 milhões por ano. Por não constar no orçamento, esse reajuste seria inviável, no entendimento do secretário. Ele prometeu incluir a pauta na discussão do orçamento do próximo ano e informou sobre o envio do ofício aos ministérios da Saúde e da Educação, em 15 de maio, no qual solicita que o aumento seja realizado pelo governo federal.
     


    Ação judicial

    A ação judicial promovida pela Ameresp contra o Estado, solicitando cumprimento do aumento, aguarda posicionamento da Secretaria da Fazenda. Seu “status” é público e pode ser acompanhado pelo site www. ameresp. org.br. Nova reunião com o secretário foi agendada para o dia 28 de junho.  “O setor jurídico da Ameresp aguarda notícias favoráveis nos próximos dias, antes do vencimento dessa data”, afirma Paulo César Rozental, presidente da entidade.

    Enquanto isso, a Ameresp realizou visitas aos hospitais das Clínicas da FMUSP, Heliópolis, HC-Unicamp, Ouro Verde e Maternidade da PUC-Cam­pinas, reunindo-se com os residentes, colhendo posicionamentos acerca da insatisfação quanto ao não reajuste da bolsa (daqueles que têm a SES-SP como fonte pagadora), bem como tratando de demandas locais. Os residentes do Estado que já receberam o aumento, por estarem vinculados a outras fontes pagadoras, solidarizaram-se com os colegas e vêm dando apoio à reivindicação. Nas próximas semanas, há conversações previstas para as cidades de São José do Rio Preto e Barretos, além da Grande São Paulo.

     

     

    Tags: residência médicareajustebolsas de RMdiário oficial.

    ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 158 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 668 usuários on-line - 158
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.