Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 24-06-2024
    Evento
    Cremesp promove 1º Simpósio de Iniciação Científica para incentivo à pesquisa
  • 21-06-2024
    Vitória da Amdesp e da Ampetra
    Senatran revoga exigência de CNPJ para médicos e psicólogos credenciados junto ao órgão
  • 21-06-2024
    Fenol
    Cremesp ingressa na Justiça Federal e pede proibição da Anvisa para venda do produto a não médicos
  • 18-06-2024
    Araraquara
    Estudantes de Medicina da Uniara lotam auditório para assistir ao Conversa com o Cremesp
  • Notícias


    27-06-2016

    Residência Médica

    Cremesp ministra palestra no Hospital Municipal Dr. Cármino Caricchio sobre Responsabilidade Civil do Médico

     


    Mauro Aranha durante seu encontro com os médicos residentes
    do Hospital Municipal do Tatuapé

     

    Situações que levam o médico a aumentar os riscos de praticar erros durante seu exercício profissional foi um dos pontos abordados pelo presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), Mauro Aranha, em sua palestra "Responsabilidade Civil do Médico", direcionada aos residentes do Hospital Municipal Dr. Cármino Caricchio (Hospital Municipal do Tatuapé) na tarde de 23 de junho.

    Depois de apresentar aos residentes as três últimas publicações do Cremesp (Atestado de Óbito, Trabalho e Saúde Mental dos Profissionais de Saúde e Saúde Mental e Trabalho), Mauro enfatizou a importância do exercício profissional voltado para a promoção da saúde, prevenção e tratamento de doenças e suas complicações, e reabilitação do paciente.

    "O médico tem o dever de manter a conduta ética até o desfecho do tratamento ou procedimento e não somente preocupar-se com o resultado final desse desfecho."  Para ele, o médico deve ser perito, prudente e diligente.

    O presidente do Cremesp lembrou aos presentes que a função do Cremesp não é somente judicante.  "Nosso principal compromisso é evitar que os erros médicos aconteçam e, focados nesta meta, mantemos o Programa de Educação Médica Continuada, uma das ações atuantes do Conselho e que pretende contribuir com a prática médica de qualidade, na medida que atualiza os profissionais em diversos temas de grande importância na Medicina".

    Ao final do encontro foi sugerido por um dos colegas presentes, que o tema iatrogenia seja abordado em um Programa de Educação Médica Continuada da Casa, considerando a necessidade de levar informações e esclarecimentos aos médicos sobre danos causados ao paciente por tratamentos inadequados como hipermedicação, por exemplo.

    Todos os residentes presentes receberam, gratuitamente, os três novos livros do Conselho, citados no início deste texto.

     

    Fotos: Gabriela Miranda

     

    Tags: Tatuapépalestraresponsabilidade civilhospital.

    ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 186 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 663 usuários on-line - 186
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.