Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 22-04-2019
    Normativa
    Sugestões sobre norma relacionada à Reprodução Assistida podem ser encaminhada ao CFM até 16 de maio
  • 22-04-2019
    Melhorias
    Câmara de Juízo de Admissibilidade realiza primeira reunião para instauração mais criteriosa de sindicâncias
  • 18-04-2019
    Medicina e farmácia
    Representantes do Cremesp e do CRF se reúnem para discutir pautas em defesa da Saúde 
  • 17-04-2019
    Parceria
    Cremesp visita Instituto Butantan visando aproximação para conteúdos científicos
  • Notícias


    03-05-2016

    Anasem

    Cremesp apoia iniciativa do MEC na criação de sistema de avaliação acadêmica em Medicina


    Nota de apoio à iniciativa do MEC de avaliação seriada
    para estudantes de Medicina

     

    O Exame do Cremesp se consolidou nos últimos anos como abalizador do ensino médico no Estado de São Paulo. Em sua 11ª edição no ano passado, conquistou a confiança de instituições públicas e privadas, que passaram a considerá-lo para a contratação de profissionais pelo mercado de trabalho e na seleção dos programas de Residência Médica. Esse é o resultado de uma longa trajetória de luta pela qualidade do ensino médico no País e, consequentemente, por uma melhor assistência em Saúde.

    Por isso, apoiamos a iniciativa do MEC na criação do sistema de Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (Anasem), por meio da Portaria nº 168/16, no sentido de adotar uma prova obrigatória para alunos dos cursos de Medicina, com testes de formato pedagógico, aplicados a alunos do 2º e 4º anos. No 6º ano, a avaliação de conhecimentos terá caráter de aprovação, ou seja, apenas aqueles que atingirem a nota de corte poderão se graduar. Com isso, evitaremos que profissionais sem as mínimas condições de exercer a Medicina assumam postos no mercado de trabalho.  A determinação do MEC, que passará a valer para alunos que ingressaram em 2015 em cursos de Medicina interromperá um longo ciclo de aprovação quase automática, perniciosa ao compromisso das escolas médicas para com seus alunos e dos egressos para com seus futuros pacientes e, ainda, estabelece um processo de avaliação para aferir a qualidade dos cursos de Medicina.

    Sabemos que a maioria dos médicos recém-formados irá atuar, em seus primeiros anos de carreira, nos prontos-atendimentos e emergências onde o erro ou a hesitação pode ser fatal para os pacientes. A deficiência na formação do médico tem sido uma situação adicional perigosa para o já combalido sistema de saúde brasileiro. A medida do MEC vem ao encontro dos princípios pelos quais o Cremesp tem se pautado ao protagonizar essa causa no País há mais de uma década. Com o Anasem, nosso ideário em defesa da boa prática médica foi endossado e pode ser aprimorado em nível nacional em benefício da população, sem detrimento à luta contra a abertura indiscriminada de escolas médicas.

    O Cremesp se propõe a participar e aguarda a necessária regulamentação desta Portaria.

     

    São Paulo, 11 de abril de 2016

    Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo

     


    Em tempo

    A maioria dos presidentes dos Conselhos Regionais de Medicina brasileiros manifestou apoio à Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (Anasem), criada pelo Ministério da Educação (MEC). Eles estiveram reunidos no I  Encontro Nacional dos Conselhos Regionais de Medicina de 2016, realizado em Natal (RN), entre os dias 2 e 4 de março. Criada por meio da Portaria nº 168/16, a prova é obrigatória para acadêmicos de Medicina, com testes de caráter pedagógico, aplicados a alunos do 2º e 4º anos. No 6º ano, a avaliação terá caráter de reprovação, ou seja, aqueles que não atingirem a nota de corte, não poderão se graduar.

    O Conselho Federal de Medicina (CFM) se dispôs também a apoiar e participar da regulação do exame nacional de avaliação dos recém-graduados em Medicina, abrangendo inclusive o exame de egressos do Estado de São Paulo, aplicado desde 2005 pelo Cremesp.

    O presidente do Cremesp, Mauro Gomes Aranha de Lima, representou a Casa no encontro.




     

    Fotos: Márcio Arruda
     



    Veja também:

    Avaliação acadêmica
    MEC determina: diploma de Medicina só será emitido com aprovação em teste final

     

     

     

    Tags: Anasemavaliação acadêmicaegressosMECportariaexameensinoqualidade.

    ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 2145 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    Delegacia da Vila Mariana:
    Rua Domingos de Moraes, 2187 - cj. 223 - Edifício Xangai
    Vila Mariana – São Paulo/SP - CEP 04035-000

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h


    ESTACIONAMENTOS : NOVOS CONVÊNIOS


    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2019 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 461 usuários on-line - 2145
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior