Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 22-08-2019
    Evento
    Cremesp reitera a importância do sigilo médico e do preenchimento correto de prontuários
  • 21-08-2019
    Produtividade
    Cremesp institui câmaras extras e acelera realização de julgamentos
  • 21-08-2019
    Otimização
    Câmaras Técnicas reagrupadas reduzem custos do assessoramento especializado
  • 21-08-2019
    Isenção de rodízio
    Ações para desburocratizar isenção de rodízio de veículos para médicos estão em curso no Cremesp
  • Notícias


    28-03-2016

    Bráulio Luna Filho

    Não é só um compromisso, é destino para o Cremesp

     

    A qualidade da assistência em saúde sempre será uma prioridade do Cremesp. No mesmo diapasão, encontra-se a atuação pela valorização profissional, formação científica e ética do médico.

    Com o Exame do Cremesp, avaliamos há 11 anos os egressos de Medicina do Estado de São Paulo. Os resultados pedagógicos e sociais comprovam a justeza desse propósito que municia as escolas de informações sobre os programas de graduação, assim como também permite que os recém-formados se autoavaliem. Afinal, a maioria dos jovens médicos irá atuar, inicialmente, em prontos-atendimentos e emergência, onde não se admite erro ou hesitação sem risco de danos ou morte dos pacientes.

    No Exame de 2015, das 30 escolas com formandos participantes, 15 alcançaram resultados acima do mínimo recomendado. Embora esses dados continuem abaixo das expectativas, reconhecemos que houve evolução. Algumas instituições demonstraram melhoras no desempenho dos seus alunos. Mas ainda é grande o número de graduandos com baixo desempenho no Exame que emula, por exemplo, o Step 2 CK do National Board American Examineer, dos EUA.

    No cenário de abertura indiscriminada de escolas médicas, a maioria sem condições mínimas de funcionamento, urgem-se medidas protetoras da saúde da população. Propomos que os graduados em Medicina, em moldes semelhantes aos advogados, também sejam obrigados a demonstrar proficiência mínima antes de obter a licença para o exercício profissional. Aqueles sem formação adequada deverão conti­nuar seu treinamento, estendendo o período de internato na escola de origem.

    Enquanto esse objetivo não se tornar realidade, continuaremos atuando com todos os dispositivos legais que respaldam nossa ação em defesa da boa prática médica. Estabelecemos parcerias para minimizar as dificuldades de formação e amparar aqueles que não conseguiram atingir o índice mínimo de 60% de respostas corretas na prova que avalia o conhecimento essencial do recém-formado. Lançamos o portal Cremesp Educação, voltado à atualização em Medicina com aulas e palestras do Programa de Educação Médica Continuada e cursos à distância, desenvolvidos com o Hospital Albert Einstein. O foco será aqueles médicos que tiveram dificuldade no Exame do Cremesp. Esses colegas terão disponíveis vários cursos de atualização nas principais áreas da Medicina.

    Pode ser uma gota no oceano do conhecimento ou um grão de areia na longa e laboriosa jornada dos jovens médicos. Mas não importa o tamanho do problema ou adversidade, estaremos construindo um processo que descortina o papel ativo e inalienável do Cremesp com a qualidade assistencial e a boa formação médica.


    Bráulio Luna Filho é Presidente do Cremesp

     

    JORNAL DO CREMESP Nº 334

     

     

    Tags: editorialjornal do Cremespsaúdecursosegressosqualidade.

    ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 2639 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    Delegacia da Vila Mariana:
    Rua Domingos de Moraes, 2187 - cj. 223 - Edifício Xangai
    Vila Mariana – São Paulo/SP - CEP 04035-000

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 9h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h


    ESTACIONAMENTOS : NOVOS CONVÊNIOS


    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2019 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 245 usuários on-line - 2639
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior