Luna Filho (à esq.) apresenta dados estatísticos do
Exame do Cremesp 2015 a representantes de cursos de Medicina de SP
A Câmara Temática de Avaliação dos Estudantes e Egressos do Curso de Medicina reuniu, na noite desta sexta-feira, 4 de março de 2016, representantes de faculdades de Medicina do Estado de São Paulo, para a entrega dos Relatórios Circunstanciados do desempenho dos alunos nas nove áreas de conhecimento médico. Os resultados se referem ao Exame do Cremesp aplicado aos graduandos em 2015.
O encontro foi coordenado pelo presidente do Cremesp, Bráulio Luna Filho, e pelo conselheiro Reinaldo Ayer de Oliveira, ambos membros da Câmara em questão, e contou com a presença do também conselheiro Clóvis Francisco Constantino.
Ao informar que a grande maioria das escolas médicas e da população apoia a iniciativa de avaliação dos cursos e dos graduandos, Luna Filho iniciou o encontro apresentando um relatório estatístico dos resultados do Exame 2015, com o cenário do desempenho das escolas médicas do Estado a partir desses dados.
"A metodologia é a mesma desde a primeira edição do Exame e o índice de dificuldade também", explicou o presidente do Cremesp. "O egresso deve conhecer o básico e o mínimo para exercer bem e com ética a Medicina, e a prova diferencia quem sabe de quem não sabe", enfatizou.
Após a exposição dos dados, Luna Filho mostrou que no Exame de 2015 foi observado o menor índice de reprovação se comparado com as provas aplicadas em anos anteriores. Para ele, "os dados mostram que é possível avançar no processo de melhoria da formação acadêmica e na construção de cursos de Medicina de qualidade. Estamos caminhando na preparação de uma lei no Congresso, em ato conjunto com a OAB, que estabeleça a implantação do exame final nos cursos de Medicina em todo o país", finalizou.
Depois da entrega dos Relatórios Circunstanciados aos representantes das escolas médicas presentes, Ayer acrescentou: "Em 10 anos da aplicação do Exame do Cremesp, podemos afirmar que nossa metodologia está bem próxima daquela utilizada em universidades estrangeiras de renome e nossos dados se encaixam perfeitamente em uma categoria elevada de significância. Sua excelência justifica a transformação do Exame em lei".
Participaram desse encontro Brígida Batista (Unicastelo); Flávia Gomes Pileggi (Universidade Federal de São Carlos); Henrique George Naufel (Universidade Mogi das Cruzes - UMC); José Carlos Lopes (FAMERP - Rio Preto); Fernando Veiga Angélico Júnior (Centro Universitário São Camilo); José Mauro da Silva Rodrigues (PUC - Sorocaba); Marcelo Ribeiro (Unisa); Marcos Paulo Freire (Universidade Anhembi Morumbi); José Ivan de Andrade (Barão de Mauá - Ribeirão Preto); Sérgio Makabe (Universidade Nove de Julho - UNINOVE); Sonia Monegatti (Unitau - Taubaté); Renata Mahfuz Daud Gallotti (Universidade Nove de Julho - UNINOVE); Ana Cristina Zollner (Unisa - SP); Joaquim Edson Vieira (Universidade de São Paulo - USP); Henrique George Naufel (Universidade Mogi das Cruzes - UMC), entre outros.
Fotos: Osmar Bustos e Gabriella Miranda
Tags: Exame do Cremesp, resultados, relatórios, circunstanciais, desempenho, avaliação, egressos, cursos.
|