Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 30-11-2023
    Evento
    Sextanistas das faculdades de Medicina da São Camilo e São Caetano recebem projeto Conversa com o Cremesp
  • 29-11-2023
    Nota de Retratação
    Decisão judicial retratação Cremesp
  • 29-11-2023
    Vistorias em Mauá
    Irregularidades constatadas em 77% das unidades de saúde fiscalizadas pelo Cremesp colocam em risco o atendimento à população
  • 27-11-2023
    4ª Conferência Estadual da Lei do Ato Médico
    Cremesp debate danos clínicos e infrações legais em procedimentos estéticos invasivos
  • Notícias


    17-02-2016

    Exame do Cremesp

    Índice de reprovação de médicos recém-formados continua alto. Conselho divulga pela primeira vez escolas com melhor desempenho

    Exame reprova metade dos médicos recém-formados.

    Participação na prova começa a ser exigida para acesso a

    Residência Médica, concurso público e mercado de trabalho

     


    Presidente do Cremesp, Bráulio Luna Filho, apresenta os resultados à imprensa

    Os resultados do Exame do Cremesp de 2015, que pela primeira vez divulga as escolas com melhor avaliação,  foram  apresentados pelo presidente do Cremesp, Bráulio Luna Filho  em coletiva de imprensa, nesta quarta-feira, 17 de fevereiro. 26.  Quase a metade dos participantes  da avaliação não atingiu a nota mínima para aprovação. Em geral, os egressos de escolas públicas tiveram melhor desempenho  que os de privadas.

    Análise confidencial dos resultados
    A obtenção de registro profissional (CRM) junto ao Cremesp não está condicionada à participação ou ao desempenho do recém-formado no Exame do Cremesp.

    O Cremesp não divulga ranking das escolas médicas, e, sim a lista, por ordem alfabética, daquelas que tiveram média de acerto igual ou maior a 60% entre seus alunos. Das 30 escolas médicas paulistas com recém-formados que realizaram a prova, 15 não conseguiram atingir 60% de aproveitamento (ponto de corte). Entre as 15 escolas com melhor aproveitamento, nove são públicas e seis,privadas. Entre as 15 com pior desempenho, 14 são privadas e uma é pública. As notas individuais são encaminhadas confidencialmente a cada participante. As escolas médicas recebem  um relatório pormenorizado de desempenho de seus alunos por área do conhecimento, preservando a identidade dos mesmos. O propósito do Cremesp é fornecer subsídios para o aprimoramento dos cursos avaliados.

    Também recebem relatório sobre os resultados do Exame do Cremesp os ministérios da Educação e da Saúde, o Conselho Federal de Medicina, a Câmara dos Deputados, o Senado Federal, o Ministério Público e os Conselhos Nacionais de Saúde e de Educação.

     


    Avaliação de 2015 teve a participação de 3.142 recém-formados em Medicina


    A 11º edição do Exame do Cremesp foi realizada no dia 18 de outubro de 2015, nos municípios de Botucatu, Campinas, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São Paulo e Taubaté.  A prova contou com a participação de 3.142 egressos de cursos de Medicina dos 3.321 inscritos do Estado de São Paulo e também de outras localidades, resultando em um índice de abstenção de apenas 5,4%.

    Acesse  a íntegra do resultado do Exame do Cremesp 2015



    VEJA TAMBÉM:

    Cremesp entrega resultados do Exame 2015 a representantes de cursos de Medicina do Estado

     

    Fotos: Osmar Bustos

    Tags: ExameCremesp2015resultadoreprovametadedivulga.

    Veja os comentários desta matéria


    O Brasil tem grande pesquisadores na área da Saúde para contribuir com o tratamento dos brasileiros, mas não são esses alunos que fizeram a prova e que vão contribuir com o sucesso no progresso do setor. Está claro que grande parte desses alunos não levam a profissão a sério.
    ODAIR A. da Silva
    Seria muito interessante saber os resultados em ordem de classificação das universidades. Até mesmo para os responsáveis pelo ensino tentar melhorar seu curso e preparar melhor seus alunos.
    Janaina
    Concordo com o comentário de Marcos R. Souza.
    Daniela
    O Cremesp deveria publicar as faculdades participantes, bem como seus percentuais de acerto, para que a população interessada soubesse quais são as melhores e as piores.
    marcos r souza

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 393 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2023 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 132 usuários on-line - 393
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.