Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 19-11-2019
    Regionais
    Cremesp homenageia médicos com mais de 50 anos de profissão em Campinas
  • 19-11-2019
    Eleição CFM 2019
    Prorrogado prazo até 20 de dezembro para médicos justificarem ausência no pleito
  • 18-11-2019
    Regionais
    Médicos com mais de 50 anos de exercício ético são homenageados pelo Cremesp em Marília
  • 14-11-2019
    Regionais
    Médicos com mais de 50 anos de profissão são homenageados pelo Cremesp em Araçatuba
  • Notícias


    16-12-2015

    Código de Ética

    Publicação especial para os acadêmicos de Medicina foi apresentada neste 11 de dezembro, na sede do Cremesp


    Bráulio Luna entre o grupo que contribuiu para edição
    do novo Código de Ética


    "A apresentação desta edição revisada do Código de Ética do Estudante de Medicina acontece em um momento único, demonstrando a preocupação deste Conselho com a formação ética das novas gerações de médicos que devem obter a graduação nos próximos anos". Com esta mensagem, Bráulio Luna Flho, presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) deu início à solenidade de apresentação da publicação, na tarde desta sexta-feira, 11 de dezembro de 2015.

    Segundo o presidente do Cremesp, é preciso resgatar a relação do médico com seu paciente. "O dia a dia de trabalho cada vez mais estressante, com pouco tempo para a consulta, que deve ser rápida para atender um número maior de pessoas, favorece o distanciamento dos profissionais de seus pacientes, e o médico pouco pode interferir no dia a dia do paciente", afirma.

    "Gostaríamos de estabelecer uma estratégia de colaboração com os acadêmicos de Medicina e o lançamento deste Código revisado é uma inciativa para que essa interação, Cremesp e Estudantes, aconteça, estimulando um debate constante sobre seu conteúdo", lembrou Luna Filho.

    Para Roberto Lotfi Junior, conselheiro da Casa  que representou a Associação Paulista de Medicina (APM) no evento, a revisão tem o compromisso de preparar o estudante de Medicina para o exercício da profissão com ética e humanismo.

    Já Paulo César Rozental Fernandes, presidente da Associação dos Médicos Residentes do Estado de São Paulo (Ameresp), enfatizou que os estudantes desejam melhorar seus programas de residência alinhando ética e moral para o exercício pleno da Medicina.

    Para Flávio Taniguchi, diretor da Associação dos Médicos Residentes do Estado de São Paulo e Delegado do Cremesp, "esta é uma grande oportunidade para que todas as universidades discutam com seus acadêmicos o conteúdo desta publicação, um norte para oferecer uma formação de excelência visando o atendimento do paciente cm qualidade."

    Luiz Antônio da Costa Sardinha, coordenador da Comissão de Pesquisa e Educação Médica (Copem), explicou que os 8 capítulos da publicação estão focados no atendimento ético do paciente, preservando a base humanista da formação médica.

    Nívio Lemos Moreira Júnior, conselheiro e coordenador da Câmara Temática do Médico Jovem da Casa afirmou que este é principalmente um código moral, um guia para ser discutido com alunos e as instituições de ensino. "É preciso levar questionamentos e deliberações dos estudantes junto às universidades, junto ao corpo docente, e o Cremesp estará cooperando com os acadêmicos nessa tarefa", finalizou.

    A solenidade também contou com a presença de diretores e conselheiros da Casa; de Felipe Scalisa Oliveira, representante da Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina, além do grupo de acadêmicos e colaboradores que tornaram a obra possível.

    O Código de Ética do Estudante de Medicina será distribuído para todos os alunos dos cursos de Medicina do Estado de São Paulo, gratuitamente.  

     

    ACESSE O CÓDIGO DE ÉTICA DO ESTUDANTE DE MEDICINA,
    NA ÍNTEGRA,
    AQUI.

     

    Fotos: Osmar Bustos

     

    Tags: código de éticaacadêmicosestudanteslançamentosolenidade.

    ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 132 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 9h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h


    ESTACIONAMENTOS : NOVOS CONVÊNIOS


    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2019 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 244 usuários on-line - 132
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior