Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 15-07-2024
    Conversa com Cremesp
    Cremesp realiza encontro com estudantes da Santa Casa de São Paulo e debate questões éticas da Medicina
  • 14-07-2024
    Julho verde
    Cremesp ilumina fachada da sede pelos 10 anos da campanha de prevenção ao câncer de cabeça e pescoço
  • 09-07-2024
    MEETING TRIBUTÁRIO MÉDICO
    Evento inédito discutirá incentivos fiscais e Reforma Tributária para médicos
  • 05-07-2024
    PMMA Defesa do Ato Médico
    Cremesp notifica Anvisa e pede suspensão cautelar imediata de comercialização, venda e distribuição de produtos com PMMA
  • Notícias


    09-12-2015

    Bioética

    Contemplados 2015 pelo Programa de Bolsas apresentam seus dados finais ao Cremesp

     


    Acadêmicos reuniram-se na subsede do Cremesp da Vila Mariana
    para apresentação dos trabalhos

     


    Alunos de Medicina do 2° ao 5° ano contemplados pelo programa de Bolsas em Ética e Bioética, turma 2015, tiveram a oportunidade de trazer os resultados finais de seus trabalhos ao Cremesp, nos dias 28 de novembro e quatro de dezembro, na subsede da Vila Mariana. Com as presenças da banca examinadora, orientadores, colegas e do presidente do Cremesp, Bráulio Luna Filho, os 15 projetos atingiram níveis capazes de superar as expectativas, sendo que três deles serão escolhidos e apresentados, em breve, à plenária do Conselho.

    Trata-se de um dos projetos mais longevos e bem-sucedidos da Casa e que enfatiza a necessidade de uma Medicina que vai muito além da técnica. “Se o estudante for ótimo em matemática, mas não valorizar a formação humanística, é bom que se dedique a outra área”, aconselhou Luna Filho. Se depender dos projetos levados à frente nesse ano – com temas variados, como assistência religiosa a dependentes químicos; ações de combate à dengue sob a ótica da Bioética Sanitária; e a visão de jovens estudantes sobre como atrair médicos às áreas carentes – tal expectativa foi atingida.

    Confira a turma de contemplados 2015, temas, e faculdades envolvidas acessando o site do Centro de Bioética.
     


    Contribuição

    O programa Cremesp de Bolsas para Estudantes de Medicina na Área de Ética Médica pretende, em especial, contribuir com a melhoria do ensino nas escolas médicas no Estado de São Paulo. Desde o início é encabeçado pelo conselheiro Reinaldo Ayer de Oliveira, coordenador do Centro de Bioética do Cremesp, contando ainda com a participação de Gabriel Oselka, que coordenou o departamento de 2002 a 2012.

    Apesar de a grande maioria de os estudantes desta edição do Projeto de Bolsas cumprir a obrigação quanto à submissão dos dados iniciais, intermediários e finais das respectivas pesquisas, pequena (mas significativa) parcela não fez o mesmo. Por isso “o Conselho conta com a compreensão das escolas, no sentido de liberarem os bolsistas nas datas pré-agendadas de apresentação” pondera Ayer, auxiliando o Cremesp em sua tarefa de incentivar projetos pesquisas, “algo bastante útil no processo complementação da formação dos estudantes”.

     

     

    Tags: bioéticabolsaspesquisaéticaMedicinaacadêmicostrabalhosapresentação.

    ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 311 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO

    Imagem
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 792 usuários on-line - 311
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.