Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 27-03-2024
    Ato Médico
    Cremesp leva à Polícia Civil e Anvisa farmacêutico que realizou e feriu paciente em procedimento estético
  • 25-03-2024
    Atualização profissional
    Cremesp lança segunda edição do Manual Melhores Práticas Clínicas na Covid-19
  • 25-03-2024
    Programa Mais Médicos
    Fiscalização do Cremesp encontra irregularidades em São Bernardo do Campo
  • 22-03-2024
    Acreditação de escolas
    Cremesp recebe SAEME-CFM para falar sobre qualidade do ensino médico
  • Notícias


    30-11-2015

    Concursos

    SES-SP institui obrigatoriedade do Exame do Cremesp para contratação de médicos


    Novas instalações da sede do Cremesp que ainda não está aberta ao público   

    A nova sede do Cremesp, na região da avenida Paulista (rua Luís Coelho, 26), foi inaugurada na noite do dia 30 de novembro, com cerimônia solene na presença dos secretários estadual e municipal da Saúde, David Uip e Alexandre Padilha, respectivamente. O prédio ainda não está aberto ao público. Na ocasião, Uip assinou a Resolução nº 123/2015 que estabelece a exigência da participação no Exame do Cremesp nos concursos para seleção de médicos da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP).  A declaração será exigida no momento da inscrição e a medida é válida para os graduados a partir de 2015. “Os desígnios do Cremesp são relevantes para sociedade e estão alinhados com a política pública de Saúde do Estado de SP”, disse, em apoio à prova, que já é realizada há 11 anos.

    A  Resolução 123 foi publicada na quarta-feira, 2 de dezembro, no Diário Oficial do Estado. A iniciativa da SES visa garantir o ingresso de profissionais devidamente aptos a cumprir suas atividades no SUS paulista, tanto para os programas de residência médica quanto para a contratação de médicos.

    “O governo do Estado tem investido recursos e esforços para oferecer serviços e profissionais de saúde realmente qualificados para atender à população. Nossa preocupação com a formação médica em SP, manifesta no apoio à exigência do exame para habilitação junto ao Cremesp, evidencia essa busca contínua pelo aprimoramento da assistência em saúde prestada aos paulistas”, afirmou o secretário David Uip.


    Secretário de Saúde David Uip: "medida é válida para os graduados a partir de 2015"
     

    Durante a sessão solene, Bráulio Luna Filho, presidente do Cremesp, reafirmou os pilares dos Conselhos de Medicina, como a defesa de Carreira de Estado para o médico, melhores condições de trabalho e financiamento adequado à Saúde, ressaltando que poucos países têm uma rede conselhal e ainda disposta a construir políticas sociais que vão ao encontro à população. “Não obstante as dificuldades no atendimento à Saúde, 95% dos médicos têm o respeito da população. Temos sido porta-vozes propositivos dos anseios dos médicos e da população”, disse. Para Luna Filho, nenhum dos governos atendeu às solicitações da categoria, mas que esse é um processo que exige persistência e visão estratégica. “Também procuramos ousar e fazer coisas novas, muitas vezes, atropelando iniciativas nacionais porque há embates contundentes em São Paulo, com grandes contradições. No entanto, sem deixar o senso crítico ou deixando de dialogar”, comentou.

    Florisval Meinão, presidente da Associação Paulista de Medicina (APM), ressaltou a atuação conjunta das entidades médicas e a postura do Cremesp de reconhecimento das dificuldades dos médicos. Aproveitou ainda a oportunidade para ratificar seu apoio ao Exame do Cremesp.

    Para Padilha, a nova sede, mais ampla, une ainda mais os médicos para enfrentar os desafios da categoria. Representando o prefeito da Capital paulista, ele afirmou o comprometimento de Fernando Haddad com o Cremesp e o plano de carreira instituído pela prefeitura, que fará concurso público em 2016 para contratação de médicos com salário base de R$ 12 mil.
     

    Homenagem


    Luna Filho mostra diploma entregue a Hossne,
    que exibe sua Comenda Mário Rigatto


    Presente à cerimônia, Carlos Vital, presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), parabenizou os médicos paulistas pela nova sede. Na ocasião, ele entregou a Comenda Mário Rigatto e diploma de mérito do CFM ao médico William Saad Hossne, 1º presidente da Sociedade Brasileira de Bioética, professor livre docente da USP e PUC-SP e professor emérito da Faculdade de Medicina de Botucatu.

    Observatório
    Durante a sessão solene houve ainda a assinatura de convênio com a FMUSP para a criação do Observatório da Medicina. O acordo prevê cooperação acadêmica e científica visando alavancar estudos que possibilitem traçar um perfil aprofundado da população médica no Brasil.
     


    Autoridades, conselheiros e  convidados prestigiaram a sessão solene na nova sede

    Além dos secretários da Saúde, estiveram presentes ao evento Antônio Jorge Salomão, secretário-geral da Associação Médica Brasileira; Gerson S. Salvador de Oliveira, secretário de comunicação do Sindicato dos Médicos de São Paulo, Simesp, representando o presidente da entidade; Luiz Celso Mattosinho França, diretor da Academia de Medicina de São Paulo; Jorge Carlos Machado Curi, representante de São Paulo no Conselho Federal de Medicina (CFM) e José Otavio Costa Auler Junior, diretor da FMUSP, além de outras autoridades, conselheiros, funcionários e convidados.


    Fotos:  Osmar Bustos

     

    Tags: ExameCremespobrigatóriocontrataçãosecretariaestadualSaúdeinauguraçãonova.

    ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 44 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 338 usuários on-line - 44
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.