Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 17-04-2024
    Nota de pesar
    O Cremesp lamenta a morte do médico sanitarista José da Silva Guedes
  • 15-04-2024
    1º Encontro de Perícias Médicas
    Cremesp aborda aspectos essenciais das perícias cível, criminal e previdenciária em evento inédito
  • 11-04-2024
    Homeopatia
    Livro materializa esforço do Cremesp e especialistas em promover a assistência humanizada
  • 09-04-2024
    Publicação
    Cremesp lança versão impressa de livro sobre Homeopatia com transmissão ao vivo pelo Youtube  
  • Notícias


    09-11-2015

    Exame do Cremesp

    Prova foi realizada por 3.069 egressos de Medicina em dez cidades do Estado


    Participantes chegam para fazer a prova na Uninove, na capital paulista 

    A 11º edição do Exame do Cremesp 2015 foi realizada neste domingo, dia 18 de outubro, a partir das 9 horas, nos municípios de Botucatu, Campinas, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São Paulo e Taubaté.  A prova contou com a participação de 3.069 egressos de cursos de Medicina dos 3.255 inscritos do Estado de São Paulo e também de outras localidades, resultando em um índice de abstenção de 6,07%.

    A avaliação teve 120 questões objetivas de múltipla escolha abrangendo problemas comuns da prática médica em nove áreas básicas: Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Pediatria, Ginecologia, Obstetrícia, Saúde Mental, Epidemiologia, Ciências Básicas e Bioética. Serão considerados habilitados os formandos ou recém-formados que tiverem pelo menos 60% de acerto. As regras para a realização do Exame foram criadas por uma Comissão Interna do Cremesp, em conjunto com a Fundação Carlos Chagas, responsável pela elaboração e aplicação das provas.

    Segundo Fabiana Ceribelli, 24, aluna da Universidade Anhembi Morumbi, o exame do Cremesp teve questões bem elaboradas e ela se diz a favor da prova “Tenho certeza, quem estudou fez a avaliação tranquilamente, eu não tive muitas dificuldades. Sou a favor do exame como critério para exercer a profissão”.

    As regras para a realização do teste foram criadas por uma Comissão Interna do Cremesp, em conjunto com a Fundação Carlos Chagas, responsável pela elaboração e aplicação das provas.

    Grande parte dos alunos que participaram neste ano, considera que a avaliação foi bem elaborada, com questões de enunciados concisos, e que seria muito vantajoso para toda a sociedade se o exame fosse adotado como critério de obrigatoriedade, assim como a OAB já faz com os profissionais de direito.

    O mau desempenho na prova não implicará impedimento na obtenção do registro profissional no Conselho. Mas, a partir deste ano, diversas instituições de ensino e de saúde do Estado de São Paulo passarão a considerar a avaliação do Cremesp como um dos critérios de seleção nos programas de Residência Médica ou a postos de trabalho em renomadas instituições de saúde.

    “Isso é um avanço para a sociedade. A exemplo do que acontece nos Estados Unidos, nas próximas avaliações, o Exame já terá um valor indiscutível de mercado, até termos uma legislação nacional que o adote formalmente como instrumento obrigatório para o exercício da Medicina”, afirma Bráulio Luna Filho, presidente do Cremesp. Ele esteve presente ao local da prova em São Paulo, na Uninove – Vergueiro , juntamente com o vice-presidente, Mauro Aranha.


    Serão considerados habilitados os que tiverem pelo menos 60% de acerto


     


    Participação maciça
    Na Capital paulista, 1.324 egressos dos cursos de Medicina realizaram a prova na Uninove, Esse número representa apenas 7,15% de abstenção. Nas demais cidades, esse índice também foi baixo, sendo de 3,26% em Botucatu, 3,14% em Campinas, 1,39% em Marília, 5,88% em Presidente Prudente, 7,69% em Ribeirão Preto, 7,25% em Santos, 1,97% em São José do Rio Preto e 6,80% em Taubaté. Em São Carlos, todos os 93 inscritos fizeram a prova.

    O Cremesp não divulga ranking das escolas e nem o resultado por aluno. Os participantes do Exame do Cremesp receberão, via Correios, o Boletim de Desempenho, previsto para ser enviado até o final deste mês de novembro, de forma sigilosa e individual. As escolas também serão comunicadas sobre a performance geral obtida pelos seus alunos.


     Exame do Cremesp 2015 -  total de participantes

    Cidade 

    Inscritos 

    Presentes 

    Ausentes

    São Paulo

    1.426

    1.324

    102

    Botucatu 

         92

    89

    3

    Campinas

    414

      401 

      13   

    Marília

      144

        142

    2

    Presidente Prudente 

     221

       208

    13

    Ribeirão Preto

      377

       348

    29

    Santos 

      138

      128

    10

    São Carlos 

    93 

        93

    0

    São José Rio Preto

      203 

       199 

    4

    Taubaté 

      147

        137

    10 

    Total

    3.255

    3.069

    186

     


    Exame do Cremero
    Inspirado no Exame do Cremesp, o Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia (Cremero) realizou sua primeira avaliação externa de formação dos profissionais de Medicina no mesmo dia 18 de outubro.  Nesta 1ª edição, o exame contou com cerca de 100 participantes ou 1\3 de todos os formados anualmente no Estado.

    O Exame do Cremero é obrigatório para aqueles que querem obter o registro naquele Estado e será realizado uma vez por ano, abrangendo teste cognitivo em áreas essenciais da Medicina. A prova é dirigida a todos os formandos do 6º ano ou 12º período de Medicina que estejam cursando faculdades reconhecidas pelo MEC; bem como os recém-formados, inclusive de outros Estados. 


    Fotos: Osmar Bustos e Gabriela Miranda

    Tags: exame do Cremesp. egressosavaliaçãoparticipação.

    ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 51 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 341 usuários on-line - 51
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.