Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 27-03-2024
    Ato Médico
    Cremesp leva à Polícia Civil e Anvisa farmacêutico que realizou e feriu paciente em procedimento estético
  • 25-03-2024
    Atualização profissional
    Cremesp lança segunda edição do Manual Melhores Práticas Clínicas na Covid-19
  • 25-03-2024
    Programa Mais Médicos
    Fiscalização do Cremesp encontra irregularidades em São Bernardo do Campo
  • 22-03-2024
    Acreditação de escolas
    Cremesp recebe SAEME-CFM para falar sobre qualidade do ensino médico
  • Notícias


    23-09-2015

    FMUSP

    Instituição inova nas diretrizes curriculares e de avaliação de seu curso de Medicina


    Aperfeiçoar o sistema de ensino e aprendizagem – com a inclusão de plataformas digitais para estudo e pesquisa – e introduzir novos métodos de avaliação – semestral, obrigatória, e um exame internacional opcional ao final do curso – faz parte das novas diretrizes curriculares e de avaliação da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Para falar sobre essas mudanças e como elas devem impactar na formação de médicos qualificados para atuar no sistema de saúde, o Jornal do Cremesp conversou com José Otávio Auler Jr., diretor da FMUSP e um dos principais defensores dessas mudanças. Segundo ele, “de nada adianta o governo investir na abertura de novos cursos, se não for capaz de criar um sistema de avaliação – com participação das entidades médicas e observadores internacionais – para fiscalizar a qualidade de ensino e a formação de profissionais”.
     

    A FMUSP está implantando um novo currículo em nível de graduação. Quais são as principais mudanças e objetivos?

    O novo currículo está sendo organizado por unidades curriculares, tendo como escopo principal promover a integração entre as disciplinas de ciências básicas e clínicas, de modo que o aluno possa entender a relação entre elas. Além disso, esse modelo – que denominamos “currículo em z” – permite que alguns conceitos sejam revisitados ao longo do curso. Também estamos aperfeiçoando o sistema de avaliações. Antes elas eram somente pontuais, por disciplina. Agora teremos provas semestrais, obrigatórias, e uma avaliação internacional ao final do curso, ainda opcio­nal. Outra mudança importante é que as atividades práticas estarão presentes desde o primeiro ano na área da atenção primária, avançando em complexidade até o internato, com inclusão das atividades práticas no Hospital das Clínicas e no Hospital Universitário. Outro foco de atenção é ampliar oportunidades de iniciação científica e de intercâmbio, além de expandir o que denominamos “janelas verdes”, com atividades extracurriculares complementares ao currículo obrigatório, incluindo as científicas ou formativas em humanidades.
     

    O Cremesp firmou recentemente convênio com a FMUSP para participar do projeto da Biblioteca Virtual em Saúde. A utilização de plataformas digitais para estudos e pesquisa será mais incentivada?

    Sim, queremos migrar progressivamente parte do aprendizado para plataforma digital, reduzindo o tempo de aula expositiva. Mas incentivando os alunos a buscarem e trabalharem as informações por meio virtual, sob a orientação dos professores, que disponibilizarão os conteúdos nesses meios. O aluno será responsável por sua formação, e não mais um agente passivo no processo de aprendizagem.
     

    Os egressos de cursos de Medicina estão aptos a atender a população por meio do serviço civil obrigatório proposto pelo governo?

    Se analisarmos o contexto do Estado de São Paulo, grande parte talvez não tenha capacidade de atuar, haja vista os resultados do Exame do Cremesp. Confunde-se muito a atenção primária com uma Medicina simplificada, e ela não é. Requer formação, Residência. Trata-se de um clínico altamente especializado, e não de um mero encaminhador de doentes. Além disso, para dar certo, deveria haver uma rede básica conectada com a rede de especialidades e a hospitais terciá­rios, e isso não existe.
     

    A falta de preceptoria pode prejudicar esse trabalho. Isso de fato acontece?

    A grande pergunta que se faz é a seguinte: quem vai supervisionar esse estágio obrigatório proposto pelo governo? Quem são os preceptores? Para falar em convênio com faculdades, é preciso ver se há quadro disponível para suprir a demanda. O erro é usar o estudante para atender a população sem supervisão. Isso não vai resolver o problema da saúde pública. Temos de ter médicos qualificados, senão a população é que vai pagar o preço pelo mau atendimento.
     

    Considera  eficaz o sistema na­cional de avaliação de ensino superior?

    O MEC criou uma comissão para avaliar os cursos de Medicina, mas de nada adianta se não envolver as entidades médicas, os Conselhos Regionais, a AMB, o CFM, além de observadores internacionais. Nessa fase em que há uma grande cisão no entendimento do ensino e da prática médica entre as associações médicas e o governo federal, um processo de avaliação sério deveria também contar com uma mediação internacional. Se a faculdade for avaliada apenas pelo lado de quem propõe a abertura de escola, ela não pode ser séria. Isso é o que eu chamo de tragédia anunciada para a população e para os médicos que estão se formando.
     

    Como avalia a abertura de novos cursos de Medicina pelo governo?

    Sou favorável a uma avaliação in loco nessas faculdades, com base em critérios estabelecidos pelas associações de classe, Conselhos e observadores internacionais, para verificar se há aula prática, se tem ambulatório, corpo docente etc. Essa avaliação estaria sujeita a auditorias aleatórias, feitas por uma comissão mista, envolvendo todos esses segmentos. As faculdades receberiam um selo de aprovação, mas, se não atendessem aos requisitos necessários, teriam de ser fechadas. A grande preocupação é com a qualidade da formação.
     

    Uma avaliação externa obrigatória, ao final do curso, poderia amenizar o problema?

    Se as condições fossem favoráveis no País, um exame final teórico-prático, em nível nacional, além das avaliações da própria faculdade, resolveria o problema. Mas, nesse momento em que há uma cisão entre as entidades médicas e o governo, e se assiste à abertura indiscriminada de novas faculdades de Medicina, acho que seria necessária uma avaliação in loco da infraestrutura das escolas médicas, a partir da licença de funcionamento, com auditoria independente. Como um governo que tem interesse em abrir escolas, vai, ele próprio, fiscalizá-las e fechá-las?
     

    A FMUSP vai considerar o Exame do Cremesp para ingresso na Residência?

    Somos favoráveis ao Exame do Cremesp, e estamos conversando com a Comissão de Residência Médica para acrescentá-lo como item de avaliação. A seleção inclui prova teórica e prática, além de uma entrevista, na qual a participação no exame poderia somar alguma pontuação, a exemplo de publicações, iniciação científica etc.

    Tags: FMUSPcurso de Medicinacurrículograduaçãograde curriculardiretrizes.

    ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 29 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 317 usuários on-line - 29
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.